Veja alguns métodos para queimar calorias durante o dia enquanto trabalha

Texto Caroline Randmer | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Trabalho

Algumas atitudes ajudam a queimar calorias enquanto trabalha

Foto: Danilo Borges

Você gasta aproximadamente 40 calorias a cada hora que fica encarando a tela do computador, mas basta adaptar algumas atitudes e acrescentar outras ao seu dia a dia para elevar o gasto calórico. Ensinamos a transformar o ambiente de trabalho em uma oportunidade para secar o corpo.

Tudo para queimar um pouco mais - O provérbio popular “de grão em grão a galinha enche o papo” pode ser facilmente adaptado a essa situação. Isso porque as atividades que selecionamos geram um gasto calórico sutil, porém, quando combinadas, fazem toda a diferença. Mas lembre-se de usar a alimentação como aliada. “O ideal é realizar pequenas refeições de três em três horas. Enquanto seu corpo estiver recebendo energia, não sentirá a necessidade de criar um estoque de gordura para ser usado mais tarde. Isso faz que o metabolismo basal aumente, ou seja, você usa mais calorias para realizar funções simples, como respirar, pensar e manter todos os órgãos funcionando”, esclarece Fernando Dutra, treinador da Body Systems (SP). Essa tática dá o pontapé inicial para todas as outras atitudes sugeridas. Afinal, com o metabolismo trabalhando a toda, qualquer esforço realizado torra ainda mais calorias.

SUBA ESCADAS: Você vai dizer que essa é a atitude mais batida de todas, mas ela funciona. Troque o elevador pelos degraus e transforme o corpo. Você queima 40 calorias em 5 minutos. 

DESÇA ESCADAS: Descer a escadaria é mais fácil que subir, com toda a certeza, e, de quebra, você torra umas gordurinhas extras. Você queima 20 calorias em 5 minutos. 

APOSENTE OS RAMAIS: Caminhe até a mesa da sua colega em vez de ligar para ela. Uns passinhos a mais só fazem bem, tanto para espairecer quanto para fortalecer as pernas. Você queima 60 calorias em 15 minutos. 

FALE COM O CLIENTE: Acha chato quando alguém liga e não para de tagarelar? Trocar umas palavras com um cliente ou um parceiro equilibra o balanço calórico ao final do dia. Você queima 20 calorias em 15 minutos. 

LEIA O RELATÓRIO COM ATENÇÃO: A atividade provavelmente já faz parte do seu dia a dia, mas lembre-se de jogar a indisposição para escanteio e encarnar a mulher de negócios dedicada, mesmo se estiver cansada. O cérebro fica ligado e, para compensar, faz o corpo torrar as gorduras indesejadas. Você queima 7 calorias em 5 minutos.

CARREGUE SUAS PRÓPRIAS CAIXAS: Nada de pedir ajuda ou usar um carrinho para levar os arquivos para a salinha no fim do corredor. O mesmo vale para quando você for mudar de mesa. Leve tudo por conta própria e fique feliz: você está queimando calorias. Você queima 15 calorias em 5 minutos. 

ALONGUE-SE: O bom e velho intervalo para dar uma esticada previne lesões, dá disposição e contribui para afinar a silhueta. Estenda e flexione as pernas, vire o pescoço para os dois lados e faça movimentos circulares com os braços. Você queima 30 calorias em 5 minutos.

PRENDA UMA FAIXA ELÁSTICA NA CADEIRA: Faça da sua estação de trabalho um lugar para se exercitar. Prenda a faixa em volta do pé da cadeira, encaixe as pernas e estenda-as. Você ainda pode adaptar a medida e realizar séries para os braços. Você queima 40 calorias em 5 minutos. 

USE UMA CANECA MAIS PESADA: Que tal matar a sede, fortalecer o braço e queimar calorias, tudo ao mesmo tempo? Deixe na mesa uma caneca bem pesada. Você queima 03 calorias em 1 minuto. 

CAMINHE ATÉ O RESTAURANTE: Quando for almoçar, tente ir a pé a um lugar que fique a mais ou menos dez minutos da empresa. Assim você aproveita e garante uma atividade física antes e depois da refeição. Você queima 100 calorias em 20 minutos. 

BATA OS PÉS NO CHÃO: Faça movimentos circulares com eles, encoste as pontas no solo e depois os calcanhares. A parte boa é que você pode fazer isso praticamente o dia todo. Você queima 10 calorias em 5 minutos. 

BUSQUE ÁGUA: Levante-se da cadeira, atravesse a sala e vá encher a sua caneca. Nada de levar uma garrafa para ficar bebericando na sua mesa. Faça isso pelo menos cinco vezes por dia, ok? Você queima 5 calorias em 1 minuto. 

CONCENTRE-SE NA REUNIÃO: Atente-se para tudo o que está sendo dito. O corpo reage a esse estado de alerta e passa a funcionar a toda, eliminando os pneuzinhos. Você queima 40 calorias em 30 minutos.

UTILIZE O LAVABO MAIS DISTANTE DA SUA MESA: Vale tudo na hora de entrar naquela calça apertada.Até dar uma volta maior na empresa para usar o banheiro que está mais longe da sua mesa. Se o processo envolver subir alguns andares, melhor ainda. Você queima 14 calorias em 5 minutos.

Se você colocar todas as dicas em prática, no fim de um dia terá gastado aproximadamente 400 calorias!

Revista Corpo a Corpo | Ed. 298