Considerado um dos esportes que exigem do corpo, o Roller Berby já conquistou o coração de muitas mulheres no Brasil. Conheça detalhes e apaixone-se você também!

Texto Bárbara Rossi | Adaptação Ana Araujo

Saiba mais sobre o roller derby

Cena do filme Garota Fantástica (2009), que gira em torno do roller derby

Foto: Reprodução

Meninas cheias de atitude, derrubando umas às outras em cima de patins: essa é a perfeita definição de Roller Derby. Mas o esporte é bem mais do que isso. Ele exige força física, estratégia e, principalmente, muita paixão. A modalidade, criada nos Estados Unidos em 1935, chama a atenção por ser extremamente inclusiva – em um jogo, é possível encontrar mulheres de todas as idades e biótipos. Para entrar em um time você não precisa ser atleta, basta ter vontade de aprender. No Brasil já existem 23 ligas espalhadas por todas as regiões.

Conheça o jogo

São 14 jogadoras em cada time e cinco meninas de cada vez na pista. Uma delas é a jammer, que marca pontos ao ultrapassar membros da outra equipe. As outras quatro jogadoras, chamadas de blockers, tentam parar a patinadora dando empurrões com o corpo enquanto abrem espaço para facilitar a passagem da jammer do seu time. A partida dura uma hora, dividida em jogadas de dois minutos.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 321