Patricia Fraga deixou o sedentarismo de lado e eliminou 17 kg em menos de um ano. A seguir, ela conta sua história e segredos para o emagrecimento. Inspire-se!

Texto Amábile Reis | Adaptação Ana Araujo

Patricia Fraga emagreceu 17 kg em menos de um ano

Antes e depois: Patricia Fraga emagreceu 17 kg em menos de um ano

Foto: Arquivo pessoal

Para a administradora de empresas Patricia Fraga, 36 anos, de São Paulo, o segredo para emagrecer tem nome: força de vontade. “Cheguei a um momento da minha vida em que percebi que dependia apenas de mim mesma para me sentir bonita, saudável e confiante”, afirma. O start veio em 2014, quando começou a trabalhar na academia Les Cinq Gym, na capital paulista. “Um dia cheguei ao trabalho e vi aquele monte de gente cuidando da saúde, feliz da vida. De repente, me deu um estalo”, lembra. Patricia decidiu, então, que tentaria correr na esteira todo dia.

“No início, era muito difícil e me sentia sem fôlego o tempo todo. Mas em três semanas já conseguia cumprir a meta com fôlego”, conta. A partir da quarta semana, passou a incluir musculação na rotina e, com o tempo, outras atividades – de segunda, quarta e sexta-feira, ela faz aeróbicos (esteira, bike ou zumba), e de terça e quinta, musculação e funcional. E os finais de semana não ficam de fora, não! Se está no trabalho, faz aeróbicos, e, quando está de folga, corre 7 km pelo bairro. “Sou contra desculpas de falta de tempo: se precisar, malho até no horário do almoço.” Em menos de um ano, ela emagreceu 17 quilos (foi dos 88 kg para os 71 kg) e pretende emagrecer mais seis.

Cardápio sob controle

Patricia conta com a ajuda de uma nutricionista para fazer escolhas melhores no dia a dia. “Descobri que era possível comer de tudo, mas em pequenas quantidades. Foi a primeira vez na vida em que não passei fome fazendo dieta”, revela. Em seu prato, nunca falta tapioca, batata-doce, folhas e quinoa – e ela faz questão de passar os bons hábitos para o marido e a filha, de 8 anos. “Quero que ela cresça com a consciência de que é importante cuidar da saúde e do corpo”, diz. Para a administradora, o grande erro cometido pelo trio era pular as refeições e não dar a devida importância ao café da manhã e ao jantar. “Cada pequena mudança teve um impacto enorme na minha vida. Lembro até hoje da sensação de vestir um short antigo, antes justinho, e ver que estava largo. Neste momento vi que todo o esforço vale a pena.”

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Dicas da Patricia

1. Invista nos integrais. “Substitua todos os refinados por integrais para consumir muitas fibras e melhorar a digestão.”

2. Desafie­-se. “Temos que testar nossos limites, sempre. De temposem tempos, aumento um pouquinho a carga dos aparelhos ou acrescento um novo exercício ao treino.”

3. Foque no resultado. “Quando bater aquela preguiça, pense em como será boa a sensação que você terá depois de se exercitar. Nada é melhor do que o sentimento de dever cumprido.”

4. Coma várias vezes ao dia. “Nunca fique longos períodos de estômago vazio. É preciso comer de três em três horas para manter o metabolismo acelerado.”

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Revista Corpo a Corpo | Ed. 323

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