Que tal perder peso e, de quebra, dar um fim no temido efeito platô? Então descubra qual tipo de treino pode te ajudar nessa missão!
Por Karine César | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira
Para quem quer perder peso, qual rotina de exercícios é melhor: HIIT ou LISS? O primeiro já é bastante conhecido. Trata-se do Treinamento de Alta Intensidade Intervalado, que consiste em um trabalho curto e intenso que varia de dez segundos a dois minutos. Durante esse tempo, o corpo usa principalmente o glicogênio armazenado nos músculos.
Entre seus benefícios estão o aumento do metabolismo, a preservação da massa magra e a queima de gordura. Mas como ele é muito intenso, não deve ser feito todos os dias porque o corpo precisa de tempo para se recuperar. Mesmo assim, entre as sessões de HIIT, o organismo continua queimando calorias.
+ sobre HIIT
Já no LISS — Baixa Intensidade em Estado Estacionário —, o exercício pode durar de dez minutos a duas horas. Como o próprio nome diz, ele é realizado em baixa intensidade e tem longa duração. É ótimo para melhorar o fluxo sanguíneo, deixar o coração mais forte e, nos estágios iniciais, queimar gordura.
No entanto, devido ao princípio de adaptação, o corpo rapidamente se torna contraproducente para o objetivo de perda de peso. Sendo assim, uma pessoa teria de se exercitar mais e por longo tempo apenas para queimar a mesma quantidade de calorias do início. Por isso, um estudo da Universidade do Novo México indicou um equilíbrio entre ambos. Isso faz que o corpo tenha de “adivinhar” o tipo de atividade e ajuda a prevenir o efeito platô.
Para saber mais sobre treino, corra para as bancas ou garanta sua Revista Corpo a Corpo através do site da Editora Escala!
- Segredo das famosas
- Famosas da Capa
Dieta- Treino localizado
- Treino aeróbico
- Treino para flexibilidade
- Treino sob medida
- Treino na academia
- Treino das Famosas
Cabelo- De visual novo
Beleza- Make
- Esmalte
Corpo e Rosto