Conheça as histórias destas 4 mulheres que optaram por deixar o sedentarismo de lado e conquistaram uma vida saudável e milhares de seguidores nas redes sociais!
Por Thais Szegö e Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira
Inspire-se na história de quatro mulheres que trocaram o sedentarismo e o anonimato pela vida saudável e milhares de seguidoras nas redes sociais. Acredite: você pode aprender muito com elas!
-
Noelle Pessoa – 25,5 mil seguidores
“Depois que me casei, passei a engordar um quilo por ano”, lembra a executiva Noelle Pessoa, 35 anos, que, antes de compartilhar os treinos de corrida no Instagram (no @noelle_pessoa) gostava mesmo era de fotografar os pratos de comida nos restaurantes aonde ia. “Um dia me dei conta de que ou eu emagrecia ou trocava todo o meu guarda-roupa”, conta. Ela e o marido decidiram começar a se exercitar juntos. Ele logo começou a perder peso, mas, para Noelle, o ponteiro da balança insistia em não sair do lugar.
Em março de 2013, o casal viajou para Miami, nos Estados Unidos, onde ela ficou encantada com a quantidade de gente praticando atividade física ao ar livre. Animada com a ideia de treinar fora da academia, decidiu que levaria a sério a mudança no estilo de vida na volta ao Brasil. Mexeu pra valer na dieta com a ajuda de uma nutricionista e se apaixonou pela corrida. O volume e a frequência dos treinos foram aumentando e ela passou a se inscrever em várias provas para se manter motivada. Não demorou para Noelle perceber que as passadas eram aliadas para compensar seus deslizes gastronômicos.
Hoje ela, que já brigou muito com a balança e não era nada fã de esportes, segue com facilidade a dieta passada pela nutricionista. Quando passa o dia fora de casa, carrega uma sacola térmica com snacks, leva marmita para o trabalho e, nos restaurantes, fica sempre com as opções mais saudáveis do cardápio. Mas garante que na rotina não tem espaço para neura nem restrições extremas – se pintar a vontade de comer alguma coisa calórica, por exemplo, ela não se priva. Noelle faz seis treinos semanais com planilhas montadas por uma assessoria esportiva, sendo quatro de corrida e dois de fortalecimento muscular. “Agora, meu foco é minha primeira maratona, em abril de 2017”. -
Bruna Cardoso – 166 mil seguidores
Em 2011, uma notícia virou a vida da economista Bruna Cardoso, 31 anos, de cabeça para baixo. “Descobri que meu pai estava com câncer de pulmão com metástase nos ossos e os médicos foram bem claros em relação à seriedade do quadro”, lembra. O sofrimento enfrentado até o falecimento dele, em maio de 2013, fez com que Bruna passasse por uma fase de reflexão profunda e percebesse que precisava de algo em que se focar e amenizar a dor da perda. “Notei que o que me deixava mais frustrada era viver em guerra contra o meu peso e decidi que era hora de resolver a questão.” Foram 10 meses de reeducação alimentar, treinos diários e persistência até atingir a meta de 7 kg perdidos e 13% a menos de gordura corporal.
Diante das conquistas, as amigas insistiram para que Bruna dividisse suas dicas de alimentação e exercícios no Instagram. Assim, como um hobby, nasceu o @brureallife, perfil que acabou virando negócio e fazendo com que ela abrisse mão da carreira de oito anos em economia. “Resolvi fazer faculdade de nutrição para poder falar com mais propriedade sobre o assunto”, conta. Depois de uma temporada em um spa holístico, que rendeu outros 6 kg a menos e mais aprendizado sobre hábitos saudáveis, Bruna adotou o caminho do equilíbrio para cuidar do corpo. “Vi que não precisava daquela quantidade absurda de proteína que consumia antes nem tinha que treinar até o meu limite para ter resultado”, comenta. “Percebi que o excesso de autocobrança só me deixava mais ansiosa.”
Hoje o que funciona para ela é a lei da compensação: se sabe que vai comer muito em uma festa ou evento, se cuida ainda mais durante o resto da semana e aumenta a intensidade de treinos, que costumam rolar cinco vezes por semana, pelo menos. -
Valéria Mello – 86 mil seguidores
No Réveillon de 2013, a contadora e empresária Valéria Mello, 35, ainda estava 6 kg acima do peso e com o astral no chão por causa da gestação conturbada da primeira filha, cinco antes, quando engordou mais de 20 kg. “Mesmo depois de ter perdido mais da metade dos excessos na academia, minha barriga continuava flácida e eu tinha celulite até nos braços”, recorda. Naquela virada de ano, Valéria prometeu parar de se lamentar e tomar uma atitude. Em abril de 2014, começou a correr. A paixão pelo esporte foi tão fulminante que em outubro ela já estava correndo uma maratona. “Sentia como se tivesse encontrado o meu lugar no mundo”, fala. Hoje, a rotina de treino dela é intensa: musculação, natação, ciclismo e corrida, associados a um cardápio low-carb elaborado por um nutricionista.
O sucesso nas redes sociais veio quase que por acaso, ainda em 2014. Inspirada pelo perfil da modelo fitness Camila Guper no Instagram, Valery criou o @valery_mello e passou a postar os próprios exercícios de musculação e a barriga tanquinho inacreditável. “Ter uma mulher forte como referência me ajudou muito no meu processo de mudança e quero proporcionar o mesmo para outras na mesma situação em que eu estava”, diz.
Orgulhosa em seu papel de mãe, esposa, profissional e atleta, Valéria sonha com um lugar mais tranquilo para viver e treinar. “Além do risco de atropelamento quando corro na rua, já passei por várias situações desagradáveis – para ter uma ideia, uso fones de ouvido para não ouvir cantadas desagradáveis”, desabafa. “Mas nunca deixo isso me parar ou me desmotivar. É importante que as mulheres parem de limitar seu potencial por causa de fatores externos.” -
Shantal Abreu – 327 mil seguidores
O fato de se sentir desconfortável com o próprio corpo foi decisivo para a relações públicas Shantal Abreu, 27 anos, querer mudar de vida. “Lembro de um Réveillon que passei na Bahia: de dia, só usava vestidos escuros e, à noite, estava sempre de camisa e calça”, conta. “Até que uma amiga veio me perguntar se estava tudo bem e eu percebi que não.” Foi aí que ela resolveu mudar. Procurou uma nutricionista e um personal, abandonou o sedentarismo, ajustou a dieta e transformou o desejo de ter um corpo legal em um projeto de vida.
Durante um ano, foi super regrada e enxugou 13 kg. Agora, se permite menos rigor na alimentação e, caso precise faltar na ginástica – ela faz musculação e aeróbico cinco vezes por semana –, não se sente tão culpada. O novo lifestyle a transformou também em uma pessoa mais bem-humorada e segura. “Fico à vontade para me vestir como quero e descobri que a segurança é a arma mais poderosa que uma mulher pode ter.”
A vida profissional também saiu ganhando. Shantal é sócia de uma empresa de comida saudável que abrirá a primeira loja em 2017 e diz que a influência nas redes fortalece os negócios. Sem falar que diminui o risco de cometer deslizes no dia a dia. “Sei que, se eu desistir, vou desanimar outras pessoas. Isso é um estímulo para continuar me cuidando.”
- Segredo das famosas
- Famosas da Capa
Dieta- Treino localizado
- Treino aeróbico
- Treino para flexibilidade
- Treino sob medida
- Treino na academia
- Treino das Famosas
Cabelo- De visual novo
Beleza- Make
- Esmalte
Corpo e Rosto