Veja algumas dicas simples para você praticar exercícios e começar o dia perdendo calorias antes de sair de casa

Texto Carolina Caprioli | Edição Cáren Nakashima | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

exercícios

Alguns hábitos simples ajudam a queimar calorias antes de 

ir trabalhar

Foto: Fabio Mangabeira

É realmente difícil achar um tempo na agenda atribulada para fazer exercícios. Isso sem contar o peso na consciência que dá quando, por um motivo qualquer, pulamos os treinos.

Pensando nisso, os especialistas Ricardo Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho (SP); Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva, longevidade e médico do esporte (SC); Renan Ribeiro, educador físico e sócio da academia Iron Box (RJ), e Marina Haddad, personal trainer (SP), contam como você pode aproveitar pequenos intervalos diários para mandar embora as gordurinhas indesejadas e manter o condicionamento físico em dia.

1 hora antes de sair de casa
Ficar rolando na cama até o último minuto não está com nada. Ao exercitar-se pela manhã, você acelera seu metabolismo, desperta o corpo para as atividades que virão a seguir e se sente muito mais disposta e feliz o dia todo. Você pode dar um pulinho na academia e fazer um treino sugerido pelo professor ou caminhar a uma velocidade de 80 metros por minuto por meia hora ou mais (uma caminhada leve queima 250 calorias, enquanto uma mais acelerada pode eliminar cerca de 450). Se preferir, pode realizar um circuito de 30 minutos em casa, composto por 50 saltos de corda, 5 flexões de braço, 10 agachamentos e 15 abdominais – no tempo restante, aproveite para alongar e recuperar o fôlego.

15 minutos antes de sair de casa
Não se engane: esse pouco tempo pode ser muito bem aproveitado para afinar a silhueta e também equilibrar corpo e mente. Experimente fazer algumas posições de ioga. Deite de barriga para cima e levante as pernas, depois eleve o quadril e segure as costas com as mãos. Alinhe o corpo, permaneça na posição por 30 segundos e repita. Esse exercício melhora a circulação sanguínea e espanta ansiedade e sinais de depressão. Se preferir algo mais agitado, pode aderir ao método Tabata: faça oito blocos de 20 segundos de exercícios como flexões de braços, abdominais no solo, agachamentos com o peso corporal e polichinelos. Depois de cada bloco, pause 10 segundos e recomece. O circuito dura apenas quatro minutinhos, torra 200 calorias e trabalha pernas, glúteos, tríceps, peito e ombro. 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 313