Alguns problemas de saúde, como colesterol, estresse e asma, podem ser superados com atividade física. Isa Bragança, cardiologista especializada em medicina do esporte e diretora da CardioMex (RJ), ensina como

O exercício certo para diminuir o estresse

Mulher pronta para malhar

Descubra qual é a melhor atividade física para o
seu problema de saúde

Foto: Danilo Borges

 Se a vida lhe deu uma rasteira, levante e saia correndo, literalmente. Corridas com mais ritmo e intensidade funcionam melhor do que treinos leves, pois você espanta as preocupações. Aqueça correndo em ritmo lento durante cinco minutos. Depois, dê um tiro o mais rápido possível por 30 segundos e caminhe por um minuto. Repita 12 vezes e sinta-se mais serena.

A melhor atividade para combater o colesterol alto


A atividade ideal para diminuir os níveis de colesterol  são os exercícios que mobilizam o corpo todo. Quanto mais grupos musculares envolvidos, maior o uso da gordura como combustível.

Nadar duas ou três vezes por semana turbina o coração e os pulmões e melhora a circulação sanguínea.

 

O treino ideal para acabar com a asma

Como a asma costuma ter fundo alérgico, frio e poluição podem desencadear os ataques. Exercitar-se no ambiente climatizado da academia ajuda a evitar as crises. Pratique ioga. Um estudo publicado no International Journals on Therapeutic Yoga sugere que a respiração profunda melhora o sistema cardiorrespiratório.