Patinação artística é apenas uma das modalidades que usam patins como protagonistas. Saiba quais são as outras e, quem sabe, se apaixone por uma delas!

Texto Bárbara Rossi | Adaptação Ana Araujo

Modalidades do patins

Os patins são protagonistas de diversas atividades

Foto: Fausto Roim

Andar de patins por aí é apenas uma das possibilidades. A seguir, confira as modalidades que utilizam as duas rodinhas para fazer manobras, dançar e muito mais.

Patinação artística: os atletas fazem coreografias com elementos artísticos e acrobáticos, como saltos e giros. 

Urban: as patinadoras usam tudo o que encontram no espaço urbano, como corrimãos, muretas e calçadas, como obstáculo para realizar manobras, giros e curvas.

InlineSpeed: é uma das modalidades mais rápidas. Há provas individuais, em dupla e de revezamento, com objetivos, tempos e distâncias variados.

Downhill: a modalidade é praticada em ladeiras e o objetivo é descê-las o mais rápido possível. Algumas atingem velocidades incríveis, ultrapassando os 100 km/h!

Street: assim como o Urban, o foco são manobras e giros. A diferença é que são feitos em locais apropriados, com rampas e half-pipes.

Slalom: nela, é preciso realizar curvas rápidas e precisas, fazendo zigue-zague em torno de cones posicionados em uma linha.

Roller Derby: é um esporte de contato jogado por duas equipes de cinco membros que patinam, na mesma direção, em uma pista circular.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 321