Tirou férias da malhação? Veja como retornar à academia e recuperar o tempo perdido nos treinos, sem prejudicar a saúde

Reportagem: Rita Trevisan e Louise Vernier

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Confira algumas dicas para voltar aos treinos sem prejudicar a sua saúde
Foto: Caio Mello

Voltar à treinar depois das férias ou de um tempo parada é um desafio. Quando paramos de praticar atividade física, o corpo leva um tempo para voltar ao ritmo. "Na falta de um exercício regular, a massa muscular, a flexibilidade, a resistência e a força vão diminuindo e, dependendo do tempo de pausa, podem voltar até mesmo aos níveis iniciais”, alerta Vanessa de Mendonça, educadora física e especialista em condicionamento físico para grupos especiais e reabilitação cardíaca (SP).

Para cada pessoa, existe um tempo para volta à malhação e isso depende também de quanto tempo está longe dos treinos. "Depois de uma parada, a retomada deve ser gradativa, para minimizar o risco de lesões", adverte Marisa Barbin, educadora física da Academia Bodytech (SP).

Do ponto de vista musculoesquelético, os exercícios melhoram a força, o tônus muscular, a postura e a flexibilidade. "A conseqüência direta é o fortalecimento dos ossos e das articulações", diz Dinho Aparecido, personal trainer da Reebok Sports Club (SP).

É claro que nem todas essas mudanças acontecem da noite para o dia. "Uma pessoa sedentária que começa a praticar atividade física vai levar umas duas semanas para perceber um ganho cardiorrespiratório. Já a perda de peso e os ganhos musculares serão mais visíveis a partir do terceiro mês", conta Alessandra Dianin, personal trainer da Bio Ritmo (SP).

Se você passou um tempo longe da malhação, saiba como voltar à forma no menor tempo possível, sem comprometer a saúde.