Veja os benefícios do ballet fitness, confira uma entrevista exclusiva com Betina Dantas, criadora do método, e saiba quais famosas aderiram à modalidade
Por Rebecca Nogueira Cesar
![]() |
Ballet Fitness seca e define o corpo Foto: Divulgação |
Muitas mulheres não gostam de fazer musculação, mas querem ter um corpo definido. Para elas, uma ótima opção para manter o corpo em forma e tonificado é o Ballet Fitness, modalidade que combina os movimentos do balé com exercícios fitness.
As aulas já conquistaram famosas como Karina Bacchi, Laura Neiva, Grazi Massafera, Flavia Alessandra, Sheron Menezes e Carol Magalhães.
Betina Dantas, criadora do método, encontrou na aula um modo de superar uma contusão no tornozelo e a aversão à musculação, mantendo o corpo lindo e definido.
“Eu decidi criar esta aula após uma contusão no tornozelo, que me forçou a parar as aulas de ballet por um bom tempo. Como odiava musculação, senti que meu corpo foi perdendo a definição e ficando flácido. Decidi usar os movimentos do ballet ao meu favor e criei o Ballet Fitness, pois eu sabia e sentia no corpo como os movimentos e exercícios do Ballet malhavam. Comecei estas aulas para as mães e foi um sucesso. De lá pra cá fui estudando, me dedicando e construindo uma aula com exercícios específicos para cada parte do corpo. Como também sou educadora física, isso me ajudou bastante na formatação das aulas”, revela Betina.
+ Dança:
Dantas foi adaptando as aulas, e colocandoriando exercícios para malhar o corpo todo. “Pensava assim: qual exercício do Ballet trabalha os glúteos? Então eu montava uma sequência de pliês com agachamentos. Como sempre achei lindo um glúteo redondinho e empinado e uma barriga sequinha, minha aula tem muito foco nisso, então é um sucesso! Falo que é aula para o biquíni...”, conta.
Hoje a aula já conta com mais de 1.000 exercícios, todos mesclando o Ballet e o fitness. Os abdominais, por exemplo, são feitos com exercícios de perna do Ballet Clássico. O balé melhora a postura corporal, trabalha os músculos do corpo, aumenta a flexibilidade e a agilidade, melhorando a coordenação motora e a autoestima. A musculação e os exercícios fitness ajudam a torrar calorias e tonificar o corpo.
“Os principais benefícios do ballet fitness: são gasto calórico elevado, melhora na postura e alinhamento corporal, trabalho de força e resistência muscular e cardiovascular, desenvolvimento da flexibilidade e coordenação motora”, explica Jessica Ouverney, instrutora da BodytechCompany.
Porém, uma coisa não substitui a outra. "Apesar de ser uma aula super completa devemos considerar que o treino de musculação. Visto todos os benefícios fisiológicos, é interessante que o aluno não deixe de treinar com pesos e sim pratique ambas as atividades, uma como complemento da outra”, revela Jessica.
Segundo a profissional, a melhora da postura está entre os principais resultados alcançados a curto prazo. A perda de peso, otimização dos movimentos, coordenação motora e ganho de força aparecem a médio prazo.
“Todo o corpo é trabalhado durante a aula. Na barra os exercícios específicos do ballet ajudam a dar ênfase nos membros inferiores e no solo a ênfase maior é no abdôme e membros superiores. Mas devido a grande gama de exercícios também podemos trabalhar membros superiores na barra e inferiores no centro da sala através dos agachamentos”, explica Ouverney.
Veja a entrevista com Betina Dantas, criadora do método:
Como é uma aula de Ballet Fitness?
Diferente da aula convencional, a metodologia mescla passos técnicos do Ballet Clássico (barra) aliados à exercícios específicos de fitness, como agachamentos, abdominais e flexões (barra e chão). O grande foco é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. Todo dia crio uma aula diferente. Uma aula nunca é igual à outra e isso ajuda a fugir da mesmice e monotonia. Fazer todo dia a mesma sequência cansa e desestimula qualquer um.
Quais são os principais benefícios?
O Ballet Fitness ajuda a trabalhar a postura e deixa o corpo longilíneo. A aluna melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a respiração e o equilíbrio. Além de adquirir agilidade, músculos alongados, alinhamento corporal, força abdominal e lombar, também trabalhar com a memorização. A aula dura 1 hora e é muito intensa. São circuitos entre a barra e o chão, sem descanso. Benefícios morfológicos: definição muscular e emagrecimento (oxidação de gordura). Benefícios funcionais: flexibilidade, resistência muscular e condicionamento cardiorespiratório.
Os resultados são absurdos e surpreendentes, pois a aula mescla o aeróbio com o anaeróbio, trazendo força e ao mesmo tempo leveza e graciosidade como poucas modalidades conseguem! É uma aula "power" que trabalha bastante com o cardiovascular, promovendo a queima de calorias e consequentemente perda de peso.
Por ser uma aula muito dinâmica (tipo circuito e "estações" de exercícios), a aluna consegue resultados incríveis no físico. Esta técnica constrói um corpo diferenciado e esculpido, tonificado, elegante e flexível. As músicas animadas ainda melhoram o bem estar e a autoestima.
Uma aula para quem está no nível avançado, pode gastar até 794 calorias em apenas meia hora. Além disso, é um menor desgaste, quando comparada a outras modalidades. A modalidade ainda queima gorduras e diminui o estresse.
Para quem é indicado?
Esta aula abrange quem nunca fez Ballet e sempre teve vontade (sugiro aulas de Personal antes de iniciar as aulas em grupo), e também as bailarinas que pararam o Ballet e não tem mais aquele tempo de se dedicar às aulas e ensaios exaustivos e longos. Há ainda bailarinos profissionais que precisam de um fortalecimento muscular incrível para os ensaios.
É bom já ter um condicionamento físico. É indicada também para quem já tem base de ballet e/ou fez algumas aulas, mesmo que há alguns anos. Quem pretende começar a minha aula, indico ter um conhecimento básico de ballet para acompanhar o ritmo e saber os nomes dos passos.
Existe algum tipo de restrição?
Na existem contra indicações absolutas e sim relativas. Para tanto, a sensibilidade do professor no cuidado com os alunos, é fundamental. Desta forma uma aluna com qualquer problema no joelho, por exemplo, não executará um grandpliê na sua máxima amplitude e/ou não fará algumas posições específicas do Ballet clássico que possam ser prejudiciais.
*Especialistas consultadas: Betina Dantas, criadora no método Ballet Fitness; Jessica Ouverney, instrutora da BodytechCompany
Famosas que praticam o Ballet Fitness
-
Betina Dantas pratica Ballet Fitness
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Karina Bacchi
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Flavia Alessandra, Grazi Massafera, Ingrid Guimarães, Jessika Alves e Ana Lima se divertem na aula de Ballet Fitness
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Betina Dantas mostra corpo tonificado em aula de Ballet Fitness
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Gabriela Pugliesi
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Daniela Sarahyba
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Laura Neiva
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Sheron Menezes
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Carol Magalhães
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Yasmin Brunet
Foto: Reprodução/ Instagram
-
Ticiane Pinheiro
Foto: Reprodução/ Instagram
- Segredo das famosas
- Famosas da Capa
Dieta- Treino localizado
- Treino aeróbico
- Treino para flexibilidade
- Treino sob medida
- Treino na academia
- Treino das Famosas
Cabelo- De visual novo
Beleza- Make
- Esmalte
Corpo e Rosto