Confira os benefícios da Aqua Zumba para aproveitar a piscina aquecida no inverno e queimar muitas calorias

Texto Amanda Nicácio | Edição Helô Oliveira | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Piscina

Aqua Zumba ajuda a queimar calorias no inverno

Foto: Shutterstock

Deixe a música levar você e queime muitas calorias com a Aqua Zumba, modalidade que tem tudo para ser a nova queridinha da ginástica. Criada para esquentar a temporada outono/ inverno, vai fazer você matar a saudade do verão na piscina aquecida

A Zumba, que mistura ritmos dançantes com exercícios aeróbicos, deixa as salas de ginástica, onde se consagrou, e cai na piscina em uma nova versão, a Aqua Zumba. “Misturamos ritmos latinos, como salsa, mambo, merengue e chá-chá-chá, à hidroginástica”, explica Maria Rita Francisquini, gerente do departamento aquático da unidade Granja Viana da Cia Athletica (SP). “O meio líquido cria uma resistência natural, o que torna cada movimento muito mais intenso e ajuda a tonificar os músculos”, afirma Maria Rita. Desenvolvidas pela equipe da Cia Athletica, as aulas já estão na grade da rede e, em breve, farão parte dos quadros de horários de outras academias no Brasil.

Levinha, levinha

A principal vantagem da Aqua Zumba é ser uma atividade de baixo impacto, ideal para quem tem problemas articulares. “Na água sofremos a ação do empuxo, que é a força aplicada de baixo para cima. Por isso nos sentimos mais leves e conseguimos suportar nosso peso sem sobrecarregar as articulações”, diz Maria Rita. Anote: quanto maior o nível de água cobrindo o corpo, menor será o impacto.

Para todas

Indicada para quem está se recuperando de lesões musculares (pelo baixo impacto descrito anteriormente), a atividade pode ser praticada por qualquer pessoa – até mesmo gestantes. Apenas certifique-se de que você não possui alergia aos produtos usados no tratamento da água.

Solte-se!

Sabe quando dá aquela vontade de arriscar uns passos de dança, mas a vergonha de se expor é maior? Pense que, embaixo d’água, ninguém vai ficar reparando em você. Então, nada de pensar que é preciso ser uma exímia dançarina para praticar Aqua Zumba, ok? Com disposição e bom humor, você tirará as coreografias de letra. Deixe a timidez fora da água, faça a frequência cardíaca subir e deixe fluir a sensação de bem-estar.

Torre calorias

A duração das aulas varia de 45 a 60 minutos e, dependendo do condicionamento físico, pode ser repetida até três vezes por semana. A aula é tão animada e divertida que você emagrecerá sem perceber – em uma hora é possível queimar até 800 calorias!

Corpo e mente

Além da perda de peso, a Aqua Zumba aumenta a flexibilidade, melhora a circulação sanguínea e – quem diria! – ajuda a acabar com o aspecto de casca de laranja. “A pressão da água age diretamente nas veias e nos vasos linfáticos. Com isso, o corpo sofre estimulações na circulação, principalmente nos membros inferiores, o que ajuda a reduzir varizes e celulite”, destaca Maria Rita. Por ser uma atividade aeróbica, ela fortalece o coração e diminui o risco de ter um acidente vascular cerebral ou doenças cardíacas. Como se não bastasse, a água em movimento faz uma verdadeira massagem no corpo todo, mandando embora o estresse e as encanações do dia a dia. Não é demais?

Revista Corpo a Corpo | Ed. 316