Está em dúvida se começa seu treino com alongamento ou aquecimento? Chico Salgado, personal das famosas e colunista da CORPO, explica a diferença entre as atividades!

Por Chico Salgado*

Alongamento serve para relaxar a musculatura após o desgaste, evitando fadiga e contusões.

Foto: Shutterstock

Qual a diferença entre alongamento e aquecimento?

O aquecimento tem como objetivo preparar músculos e articulações para o impacto do exercício que está por vir. Começar uma sessão de treino sem essa etapa, portanto, pode abrir espaço para lesões, além de prejudicar o rendimento. 

Nessa hora, aposte em exercícios sem sobrecarga focados na musculatura-alvo – agachamentos se você for treinar membros inferiores, por exemplo – ou em uma versão mais leve da atividade que vai praticar – um trote leve se for correr em seguida.

Já o alongamento serve para relaxar a musculatura após o desgaste, evitando fadiga e contusões. Ele pode ser ativo (você sozinha) ou passivo (com ajuda de um parceiro). Também pode ser estático (você segura a parte do corpo em uma posição) ou dinâmico, com polichinelos, rotações de braços e quadris e elevações de joelhos. Esse último pode ser empregado como aquecimento pré-treino, já que também eleva a temperatura corporal e a frequência cardíaca de maneira gradual.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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