Veja 5 cuidados que quem pratica exercícios e provas durante a noite deve tomar

Por Karine César | Adaptação Rebecca Nogueira 

atividades noturnas

Quem participa de provas noturnas deve tomar alguns

cuidados especiais

Foto: Adidas

A oferta de provas noturnas vem crescendo e cativando mais adeptas. Mas é preciso estar atenta a alguns detalhes para não se perder em meio à escuridão e fazer dessa uma experiência inesquecível

CORPO HABITUADO

Adaptar-se ao horário e local da competição é importante não só para a segurança, mas também para o biorritmo corporal. Você não precisa fazer todos os treinos à noite. “Um por semana durante o mês é suficiente”, indica José Carlos Fernando, treinador e diretor esportivo da Ztrack Esporte e Saúde (SP).

PERCURSO BEM ESTUDADO

Com isso, é possível conhecer os declives do terreno, o posicionamento dos postos de hidratação... Só não se esqueça de que a escuridão vai atrapalhar seus pontos de referência.

ALIMENTAÇÃO NA MIRA

No almoço, dê preferência aos carboidratos: uma boa massa com molho vermelho. Durante a tarde, hidrate-se bem, ingerindo água o tempo todo. Antes da prova, à tarde, faça um pequeno lanche para ter energia suficiente para dar o seu melhor.

DESCANSO OBRIGATÓRIO

O dia anterior e as horas que antecedem a corrida são momentos de apreensão e a pessoa deve procurar alguma atividade relaxante, como ouvir música ou ir ao cinema. “Até um trote leve na manhã da prova pode ser benéfico para o físico e o emocional”, ressalta José Carlos Fernando.

DEVIDAMENTE EQUIPADA

Geralmente os organizadores oferecem lanternas ou algum tipo de sinalizador às participantes.Apesar das vias serem iluminadas e fechadas para a competição, você pode optar por roupas com logos refletivos para ajudar na visualização das outras participantes. Como a temperatura costuma cair à noite, leve uma jaqueta corta-vento, luvas e gorros para qualquer imprevisto.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 305