O profissional de Educação Física Flávio Leal listou os 5 exercícios mais indicados para essa temporada. Confira!

Texto: Redação | Foto: Divulgação 


A atividade física é importante durante o ano inteiro, mas é no verão que a procura aumenta, tudo isso em busca de um corpo ideal para curtir a praia e o carnaval. Sendo assim, o profissional de Educação Física Flávio Leal listou os 5 exercícios mais indicados para essa temporada. Confira:  

1 Atividades aquáticas

Além de refrescar, os exercícios feitos dentro da piscina trazem diversos benefícios para o corpo. Entre os mais importantes estão a redução do impacto nas articulações e a melhora da circulação sanguínea. Esta última estimulada pelo efeito massageador que a pressão hidrostática exerce no corpo quando estamos submersos. Entre elas:  

- Natação - Considerado um dos exercícios mais completos, a natação trabalha todo nosso organismo de forma equilibrada. Também fortalece os músculos, dá resistência, auxilia na perda de peso, melhora o condicionamento cardiorrespiratório e corrige a postura. É uma atividade indicada para todas as idades, inclusive gestantes e bebês. 

- Hidroginástica - Para praticar esta modalidade não é preciso saber nadar ou mergulhar. Durante os exercícios há 90% de redução na sobrecarga do peso corporal, com a água na altura do peito, o que diminui o impacto e o esforço nas articulações e evita o aparecimento de lesões. 

- Hidropower – É uma modalidade avançada de hidroginástica com exercícios intensos, de maior empenho físico, baixo impacto e maior queima de calorias, chegando na perder de 500 a 600 calorias por treino. Além das atividades aeróbicas mais intensas, também utiliza equipamentos que aumentam o esforço e a carga de trabalho durante as aulas. As aulas de Hidropower têm uma hora de duração, são dinâmicas e criativas, trabalham todos os músculos do corpo, deixando abdômen, costas, glúteos, braços e pernas mais definidos. 

2 - Circuito Funcional na Praia

Por ser uma atividade realizada na areia, o Circuito Funcional é um treinamento de alta intensidade, o praticante pode chegar a perder em média 800 calorias por treino. Muito indicado para quem quer sair da rotina de treinos monótonos, por trabalhar várias valências físicas durante a prática. Saltar, correr, puxar, desviar, isso tudo em um método muito divertido e dinâmico, fora que depois ainda pode rolar um belo banho de mar. 

3 - Corridas de rua e bosques

É o mais democrático dos esportes por causa de sua praticidade. No geral, com um tênis e uma roupa confortável já é possível arriscar os primeiros passos. E além de ser simples de se iniciar, a corrida ainda oferece uma série de vantagens para seus praticantes, tanto para a saúde física, quanto mental.

 Com ele você vai aumentar sua capacidade cardiovascular, diminuir seu nível de colesterol, perder de peso, aumento de força dos membros inferiores, diminui os sintomas de depressão e ansiedade, melhora o humor e melhora a circulação da corrente sanguínea. 

4 Ciclismo Outdoor

Um dos melhores benefícios de andar de bike é o emagrecimento, mas você também pode melhorar a resistência muscular, desenvolver o bem-estar, tem baixo impacto em suas articulações, reduz o colesterol, controla a glicemia no sangue e regula a pressão arterial. 

Ciclovias, parques e bosques são as melhores opções para quem busca por essa atividade. 

5 - Patinar

A prática desta atividade física pode ser comparada à corrida, uma vez que contribui para o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, abdome e glúteos. Além disso, pode gerar uma queima de calorias que varia entre 500 e 800 em apenas uma hora de diversão com os patins. 

A concentração necessária para se andar de patins, além da coordenação motora e o equilíbrio, importantes para se manter de pé sobre as rodinhas, também trazem ganhos para o praticante. Tem também um aumento da resistência muscular, bem como agilidade e uma postura mais correta para não desequilibrar, o que vai aos poucos transformando as características corporais. 

Vale a pena ressaltar que devemos tomar muito cuidado com o horário dessas atividades, evitando se exercitar das 9h às 17h, se proteger dos raios ultravioletas com protetor solar, utilizando roupas leves, óculos escuros, viseiras e bonés. Ingerir bastante liquido e dar preferência para comidas leves e sucos de frutas da época. 

Respeite sempre seu limite, não extrapole, escute seu corpo ele sempre irá te falar quando parar. O mais importante é escolher uma atividade que lhe dê prazer, mas sempre ter em mente que toda o exercício físico, tem que ser supervisionado e orientado por um profissional de Educação Física registrado em seu Conselho de classe.