Passar muito tempo sentada pode fazer mal para a saúde. Por isso, veja como fazer a sequência de exercícios de pilates que ajuda a alongar o corpo sem sair da mesa do trabalho!

Texto Juliana Vaz | Adaptação Ana Paula Ferreira 

Veja como fazer cada um dos exercícios de alongamento

Ilustrações Didi Cunha

Já parou para pensar em quanto tempo você passa sentada no trabalho? A média mundial é nove horas por dia, de acordo com o periódico International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. Mesmo que você pratique exercícios diariamente, isso não a deixa com créditos extras. Uma pausa a cada duas horas deve ser feita para evitar desconfortos musculares e manter a saúde do sistema vascular

Patricia Bueno, diretora do Studio Pilates Patricia Bueno, em São Paulo, desenvolveu alguns exercícios de pilates que ajudam a alongar a lombar e os membros superiores e inferiores sem sair da mesa. Confira a seguir!

Roll down 

Alonga e fortalece a coluna vertebral, além de diminuir dores. Como fazer: sentada, pés apoiados no chão e braços estendidos em direção ao teto. Inspire, expire e flexione a coluna em direção às pernas enquanto leva os braços atrás da cadeira. Faça de 5 a 10 repetições.

Scooter 

Alonga e alivia dores nas pernas. Como fazer: em pé, eleve uma das pernas com o joelho flexionado. Para manter o equilíbrio, apoie uma mão na cadeira e o outro braço flexionado na cintura. Inspire, expire e estenda a perna elevada para trás até apoiar o pé no chão e estenda o braço à frente. Faça 5 repetições com cada perna.

CAT 

Alonga as costas. Como fazer: em pé com as mãos apoiadas no encosto de uma cadeira e a coluna flexionada. Inspire, expire e estenda a coluna, arredondando as costas. Mantenha o abdômen contraído. Faça de 5 a 10 repetições.

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