Tem dúvidas se deve ou não usar o guidão nos aparelhos Elípticos da academia? Personal trainer esclarece essa questão e revela os benefícios de cada alternativa

Por Nathália Henrique

Guidão do Elíptico: usar ou não usar?

Foto: Divulgação | Precor

Em algum momento você deve ter se perguntado se é preciso segurar ou soltar o guidão em aparelhos Elípticos durante o exercício. A resposta é: depende do objetivo do seu treino. Segundo Danielle Wolfe, especialista da Precor e personal trainer certificada pelo American College of Sports Medicine, há vantagens nas duas alternativas. 

Tente usá-lo de forma móvel se você for trabalhar a parte superior do corpo durante exercícios cardiovasculares. Para ter um resultado eficaz e aumentar a resistência, certifique-se de empurrar e puxar o guidão ativamente. Para a recuperação do corpo após as atividades, coloque as mãos nos guidões e deixe que te acompanhem. 

Sem guidão

Se você quer trabalhar o seu equilíbrio, estabilização central e ainda mais os músculos das pernas, solte os guidões! Com isso, o corpo intensificará o esforço para mantê-los equilibrados, aumentado o nível de dificuldade e consequentemente, os resultados. 

Melhor opção

Se você está na dúvida de qual opção escolher, não se preocupe! Para um treino de cardiorespiratório completo, que trabalha equilíbrio e estabilização, tente alternar segurando e soltando o guidão. 

*** Agradecimentos à Precor ***