Dedique apenas meia hora do seu dia, 3 x por semana e conquiste uma silhueta impecável

Por Kelly Miyazato

Aposte nos circuitos para trabalhar membros superiores e
inferiores de forma rápida e divertida
Foto: Divulgação

Equilíbrio, força, postura, flexibilidade, coordenação motora, alongamento e resistência, esses são alguns dos principais benefícios dos circuitos de 30 minutos. Rafaela Martone, Professora de Educação Física da Academia Contours, elenca 10 razões para começar a praticar já o circuito e, entrar em forma ainda neste verão.

1. Mantém o metabolismo ativo e melhora o condicionamento físico

Com a frequência cardíaca na zona alvo de treinamento é possível manter o metabolismo acelerado, para que haja a queima de gordura e o aumento do condicionamento físico.

2. Rápido e dinâmico

Em apenas 30 minutos você trabalha todos os músculos do corpo e o condicionamento cardiovascular de uma forma divertida e rápida. Normalmente o circuito é trocado semanalmente, com isso o exercício torna-se mais dinâmico e completo.

3. Alívio do estresse e noite de sono mais tranquila

O circuito libera no organismo,  hormônios: da Adrenalina, Cortisol e Glucacon – acumulados em momentos de estresse – e, com a prática da atividade física, funcionam como tranquilizante natural, que geram bem-estar para o corpo e melhoram a qualidade do sono.

4. Queima de calorias

A perda calórica do circuito é comparada com outras atividades como spinning que queima de 600 calorias por aula. Portanto, 30 minutos de circuito queima até 600 calorias, dependendo do condicionamento físico e da intensidade de cada pessoa.

5. Combate a celulite, tonifica e modela o corpo

O circuito minimiza a flacidez e melhora o contorno do corpo. Além de exterminar a celulite, com uma combinação de treino aeróbico, aliado ao treino de força, para estimular a quebra de gordura.

6. Ativa a circulação

A modalidade traz benefícios para o coração. Meia hora de atividade é suficiente para ativar o sistema cardiovascular. Segundo Rafaela, quando a musculatura contrai em volta de uma veia, ela exerce pressão e empurra o sangue em direção ao coração; quando relaxa, abre espaço na veia para a chegada de mais sangue; com a repetição do processo de contração, as válvulas não são sobrecarregadas e mantêm a função sem riscos para a circulação sanguínea.

7. Previne doenças

Praticar o circuito 3 vezes por semana – 30 minutos ao dia –, previne doenças como diabetes, doenças coronárias, colesterol elevado, triglicérides, dores no corpo, obesidade, doenças ósseas e metabólicas.

8. Rotina

Você só vai precisar de 30 minutos para entrar em forma. Sem restrição de horário, ele pode ser praticado no período da manhã, tarde ou noite, de acordo com a sua agenda. “Vale lembrar que a orientação de profissionais é fundamental para a execução correta e segura dos exercícios”, reforça.

9. Para todas as idades

Sem restrição de idade, o circuito pode ser praticado em todas as idades. Embora seja respeitada a individualidade de cada pessoa.

10. Trabalha todos os músculos do corpo

Em apenas um treino é possível trabalhar músculos superiores e inferiores. Com isso você economiza tempo e acaba atingindo todos os objetivos de forma rápida e divertida.

*Agradecimentos à Rafaela Martone, Professora de Educação Física da Academia Contours (www.contours.com.br).