Chegou a hora de colocar em prática a velha promessa de ficar em forma e inserir os exercícios físicos de vez entre os compromissos da agenda! Para que isso aconteça, pedimos para uma especialista listar 10 dicas para te ajudar a começar os treinos. Confira!

Por Nathália Henrique

10 dicas para começar a treinar

Foto: Danilo Borges e Fábio Mangabeira

Chega de culpar a falta de tempo para deixar deixar de praticar atividades físicas. Para quem precisa de incentivo para não desistir da academia e alcançar seus objetivos, a gerente técnica e educadora física da Bio Ritmo, Larissa Kussano, sugere dicas infalíveis para começar a treinar e acabar com as desculpas.

De acordo com Larissa, ter uma rotina de treinos e praticar atividades regularmente oferece vários benefícios à saúde. “Muita gente pensa que academia só é interessante para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular. Mas não é só isso, os exercícios ajudam também na melhora da circulação sanguínea, no aumento do metabolismo e no fortalecimento do sistema imune”, explica a especialista. Segundo ela, atividades orientadas por um profissional também ajudam a prevenir doenças, melhoram a autoestima e a capacidade de aprendizado, promovem uma interação social e diminuem o estresse, ansiedade e depressão. “É indicado para todas as idades. No caso das mulheres grávidas e para o público da terceira idade, optamos por atividades específicas com menor intensidade”, comenta. Confira abaixo, 10 dicas para começar a preticar exercícios: 

1. Descubra modalidades que combinam com você e opte por aquela que seja mais prazerosa.

2. Coloque o exercício na sua agenda determinando um horário certo para ir à academia, tornando a atividade física um hábito que integra a sua rotina.

3. Trace metas para atingir seu objetivo, por exemplo, se quiser perder 5 quilos até as férias, determine o quanto deverá perder por mês para chegar ao peso ideal.

4. Dê preferência para atividades dinâmicas ou feitas em grupos.

5. Comece pelo básico, ou seja, na primeira semana de academia, comece pelos exercícios mais simples e vá aumentando a dificuldade apenas quando perceber que entrou na sua zona de conforto.

6. Registre sua evolução fazendo uma avaliação de desempenho regularmente.

7. Estabeleça metas reais, determinando uma frequência que caiba na sua rotina. Uma vez definidas, faça de tudo para cumpri-las.

8. Compartilhe suas metas e objetivos, dessa forma, terá apoio nos momentos de preguiça.

9. Coloque diversão na atividade convidando amigos para treinar e ouvindo boas músicas.

10. Não desista no primeiro obstáculo. Faltar um dia na academia não é motivo para não ir a semana toda. Faça o treino programado no próximo dia.