Conheça os segredos de beleza da educadora física Paola Machado. Assim como você, ela trabalha, estuda, cuida dos filhos e mantém curvas intactas

Texto: Ana Paula de Araújo | Adaptação: Nathália Henrique

Saiba como Paola Machado mantém curvas intactas 

Foto: Caio Mello

Desdobrar-se em mil para cumprir todas as tarefas do dia e, de quebra, arranjar tempo para cuidar de si. Você conhece bem essa história, não é mesmo? Paola Machado também. Ela tem uma rotina apertadíssima, mas não só viu na atividade física uma válvula de escape como adotou o estilo devida como profissão: hoje, é professora de educação física, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, editora-chefe do site de fitness Kilorias e colunista da Corpo a Corpo

A timidez foi o empurrão que Paola precisava para se apaixonar pelos esportes. Aos 11 anos, viu na corrida e no jiu-jitsu — arte marcial que lhe rendeu faixa roxa ao longo dos sete anos de prática — uma maneira de lidar com a introversão. Daí, nunca mais parou. Aos 22 anos, ainda na faculdade de Educação Física, foi surpreendida pela gravidez de seu primeiro filho, Nicolas (hoje com 6 anos). “Mesmo assim continuei estudando, ia de São Paulo a Santos todos os dias, fazia trabalhos voluntários no SUS e em comunidades carentes do morro do litoral”, conta. Três anos depois, quando já defendia sua dissertação de mestrado, deu à luz Lorena, agora com 3 anos. Além dos cuidados com os filhos, mantém o site Kilorias, no qual coordena uma equipe de profissionais de saúde e produz conteúdo.

Sempre em movimento

De segunda a sexta-feira, a bela bate cartão na sala de CrossFit. “Treinos funcionais e intensos mostram resultados, emagrecem, definem e continuam queimando calorias mesmo depois da atividade”. Nos dias em que não consegue tempo, ela improvisa: munida de Kangoo Jumps, corre pela quadra do prédio em que mora, faz agachamentos com salto, abdominais e flexões. O queridinho de Paola é o Protocolo de Tabata, tipo de treinamento intervalado que proporciona queima calórica e trabalho muscular intensos em apenas quatro minutos. A professora aproveita a pegada power para desenvolver e testar as novas séries que mostra em vídeos na internet — e também ensinará por aqui, fique ligada! E não pense que Paola para por aí. HIIT, corrida e lutas como capoeira, tae-kwon-do e kickboxing também fazem parte da lista de atividades favoritas da musa.

Sua vida ativa exige alimentação disciplinada e suplementos — whey protein, colágeno hidrolisado, termogênicos e BCAA estão na lista da gata, que responsabiliza o sucesso de sua dieta à sua aguçada auto-observação. “Experimento de tudo, mas fico de olho no que me cai bem ou não. O que faz mal, tiro do cardápio ou substituo”, relata ela, citando como exemplo sua predileção por tapiocas em detrimento do pão integral. Outros costumes da bela incluem nunca misturar dois carboidratos em uma mesma refeição — embora inclua o nutriente no jantar —, não tomar refrigerante nem pular refeições. Claro que, em meio a tantas regras, ela se permite alguns prazeres. Um deles é o leite condensado, que come sem culpa alguma — de vez em quando, é claro —, e a pipoca quando vai ao cinema com os filhos. “Picos calóricos, pelo menos uma vez por semana, ajudam a manter o metabolismo acelerado quando estamos em uma dieta de baixas calorias”, ensina.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 306