Nos últimos meses, a atriz investiu pesado na malhação e em um cardápio com mais proteína. Resultado? Um quilo e meio de massa magra e um corpo mais forte e delineado digno de uma heroína

Texto Melissa Lenz | Foto: Chico Cerchiaro | Adaptação web: Estela Lopes

Por trás daquela guerreira forte e durona de Deus Salve o Rei, novela das 7 da Rede Globo, se esconde uma delicada e esguia moça, que há oito meses mudou a sua rotina para ganhar massa magra e ter força para empunhar a espada no set de filmagem. “A Selena é uma guerreira e está sempre em luta corporal. Então, precisei fazer alguns ajustes no meu treino para compor a personagem”, conta Marina Moschen.

Leia Mais:
Personal trainer afirma que se exercitar em dupla pode ser muito eficaz
Entenda a diferença entre a make vegana, orgânica e natural
Saiba quais são os 7 benefícios da corrida

Feliz com o papel de destaque, a atriz, de 21 anos, não escondeu sua surpresa quando soube que tinha sido convidada para viver essa habilidosa arqueira. De oito meses para cá, a atriz passou a ter aulas no Projac três vezes por semana de luta corporal, esgrima, arco e flecha, equitação e escalada —uma realidade bem diferente da que a morena tinha com o balé clássico, que praticou dos 6 aos 17 anos.

Espada pesadinha
Paralelamente, Marina também começou a frequentar a academia Bodytech, no Rio de Janeiro, pelo menos duas vezes por semana. “Já tinha feito jazz e pilates, mas nunca treino com pesos. Achei que era hora. Juntei a vontade com a demanda do trabalho. Sabia que teria de ter disposição para fazer todas essas outras aulas. Além disso, a espada de madeira que usamos no treino é bem pesada. Tinha de estar preparada”, diz, bem-humorada.

Eduardo Melo, personal trainer da atriz, entrega que o treinamento costuma mesclar exercícios funcionais com alguns aparelhos da musculação. “Visamos o condicionamento físico”, explica. Apesar do foco estar em ganhar resistência e força, Marina não abandonou as aulas de dança.“Faço quando tenho tempo, na escola Sauer, no Rio.”

Mais energia
Em fevereiro deste ano, Marina decidiu que era hora de focar na alimentação. “Sempre fui magra, mas mantinha uma rotina errada.” Ela conta que ficava longos períodos em se alimentar durante o dia e comia muita besteira, como pizza e hambúrguer. Para completar, à noite se entregava à sua maior compulsão: doces. Procurou o endocrinologista e nutrólogo Bruno Menezes, do Spazio Essenza, do Rio de Janeiro, para melhorar o seu cardápio. A primeira mudança foi cortar um pouco do carboidrato e colocar mais proteína no dia a dia.

“Ela tem uma composição corporal muito boa. O que fizemos foi focar na saúde. O resultado foi a manutenção do peso, mas com perda de gordura e ganho de massa muscular”, revela o médico. Em menos de três meses, a atriz conseguiu reduzir um quilo e meio de massa gorda e aumentar a mesma quantidade em músculos. “Fez muita diferença. Não só nas curvas, mas também me senti mais leve e disposta”,confessa Marina, que mede 1m 69 e pesa 50 quilos.

Cardápio Low Carb
Marina seguiu a dieta que retira parte dos carboidratos da dieta. “Não vamos confundir Low Carb com No Carb. Esta última retira quase que totalmente este macronutriente da dieta, passando a ingerir grandes quantidades de proteínas e gorduras”, explica o médico. Ele também lembra que no caso da atriz foram excluídos apenas os carboidratos tidos como ruins, como açúcares, pães, massas, biscoitos, bebidas energéticas, refrigerantes e álcool.Os bons foram mantidos, mas sem exageros: legumes, leguminosas, verduras, frutas, batata e arroz.

“Esses são amidos resistentes que, como o próprio nome já diz, resistem à ação das enzimas digestivas, retardando o esvaziamento gástrico e aumentando a saciedade. Muitos estudos mostram que, se forem consumidos no café da manhã ou no almoço, reduzem em até 10% a quantidade de calorias consumidas nas 24 horas seguintes”, garante o especialista.“O novo cardápio ajudou a driblar os ataques de compulsão e a ficar mais disposta durante o dia”, afirma Marina.

Pele sem brilho
Como é comum da idade, Marina tem tendência à oleosidade em algumas áreas do rosto, por isso sua dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro (RJ), prescreve ativos para que a morena utilize em casa em sua rotina diária. “São produtos manipulados,que têm a função de controlar a oleosidade e clarear possíveis manchas”, entrega.

A atriz também usa nutricosméticos orais para proteger a pele da exposição à luz do estúdio e ao sol. Na clínica da dermatologista, ela se submete ao tratamento Spectra — um laser de baixa intensidade — para ganhar uma tez mais viçosa. “Visito minha dermatologista mensalmente e uso todos os produtos que ela me receita”, ressalta Marina.

Cara limpa
Como vive maquiada devido ao trabalho, a atriz costuma higienizar a pele assim que chega em casa e aplicar água termal depois. “Em seguida, passo um creme abaixo dos olhos, prescrito pela médica, para evitar olheiras”, comenta Marina. De manhã, usa o sérum Blemish+ Age Defense, da SkinCeuticals, e o protetor solar combase FPS70 da Episol.

A morena confessa que não tem muito talento para se maquiar. “Sei fazer o básico.” Na bolsa só carrega corretivo, rímel, blush e batom. “Já ando maquiada de segunda a sábado por causa das gravações da novela. Então, não passo nada nos meus dias de folga – até mesmo quando saio para jantar com os amigos”,confessa.

Para remover o make diariamente, só usa o demaquilante da Bioderma. “Tem de ser esse, senão a minha pele fica irritada.”

Cabelo de princesa
Ela tem um dos visuais mais copiados pelas telespectadoras. Para deixar os fios sempre impecáveis, Marina vai ao Spa Dios,no Rio de Janeiro (RJ), pelo menos de quinze em quinze dias. “Lá eles fazem tratamentos multi vitamínicos, de hidratação e de limpeza do couro cabeludo. Para aumentar o comprimento do cabelo, nesta novela usamos apliques com tic-tac. Isso facilita o cuidado, já que não precisamos fazer muita escova ou babyliss”,descreve.

Entre os procedimentos realizados no salão, estão o lasera frio, que ativa a circulação sanguínea, auxiliando no crescimentodas células e, consequentemente, dos fios. Além disso, as madeixas passam por um tratamento com multi vitaminas e aminoácidos para repor o que é perdido com o passar do tempo.

“Ele proporciona uma limpeza completa nos fios e no couro cabeludo, devolvendo a vitalidade e prevenindo a queda”, aponta Déia Dios, hair specialist e dona do Spa Dios. Marina ainda confidencia que uma vez por mês ou a cada 45 dias corta o cabelo com uma técnica conhecida como bordado.

“Elimina as pontas duplas e ressecadas sem alterar o comprimento. Já para controlar o frizz, faço a infusão capilar.” Em casa, só usa os produtos da linha própria do Spa Dios — xampu e condicionador de Flor de Laranjeira, PPCream e máscara de chia. “Quando interpretei uma patricinha na novela Rock Story [também da Globo], tinha de escovar os fios todos os dias. Desde então, para não danificá-los, comecei a fazer esses tratamentos e nunca mais parei”, lembra.

Quer saber mais sobre os treinos das famosas? Assine nossa revista e a receba mensalmente.