Se livre dos sintomas da TPM com exercícios. Saiba como eles contribuem neste ciclo da mulher

Por revista Corpo a Corpo | Adaptação: Nathália Henrique

Saiba quais exercícios aliviam os sintomas da TPM

Foto: Shutterstock

A semana antes da menstruação pode até desanimar, mas existe uma maneira de aliviar a avalanche de sintomas desagradáveis que a acompanham. Coloque já sua roupa de academia, faça exercícios e dê adeus aos desconfortos da TPM

Aeróbicos

Reduzem os sinais de melancolia, pensamentos negativos e ansiedade por liberar emendorfina, hormônio ligado à sensação de prazer. Aí, até a vontade dec omer doces diminui.

Natação, jump e step

Ativam o sistema linfático, melhorando a circulação.“Com isso, o inchaço característico do período acaba reduzido”, diz Túlio Marcondes, educador físico da academia Floresta Fitness (MG).

Abdominais

Fortalecem a região, aliviando as terríveis cólicas. Se possível, faça regularmente, pois, quanto mais resistente a musculatura, menor o riscodo incômodo dar as caras.

Pegue leve!

Não aumente a intensidade ou a carga do treino durante a TPM. “Nessa fase, devido a fatores fisiológicos, a mulher apresenta maior sensação de fadiga muscular, como se o músculo ficasse mais sensível”, justifica JulianaCarvalho, professora da academia Contours (SP).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 305