Preparamos algumas dicas de cuidados que podem ser tomados para evitar as crises. Saiba mais sobre a cãibra muscular e cuide-se

Texto Isadora Couto

Saiba mais sobre a cãibra muscular

Foto: Shutterstock



As cãibras musculares são dores intensas causadas por contrações involuntárias dos músculos. Elas podem acontecer em determinado ponto do corpo ou no corpo todo. A cãibra é um descondicionamento físico e alimentar de minerais. Conversamos com um Preparador Físico para entender as causas da cãibra muscular:


Alguns fatores são considerados como causadores de cãibras, tais como: desidratação, uso exagerado da musculatura, baixa temperatura, falta de sais minerais.
Cãibras não tem cura,  qualquer um pode ter cãibras musculares,  independente da idade, sexo ou nível de condicionamento físico. Ela pode ocorrer não apenas durante o exercício, mas também quando você se senta, caminha, ou mesmo apenas  dorme. Porém, alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises:



Boa hidratação

 

Tome bastante líquido durante o dia, especialmente antes de praticar exercícios vigorosos. Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade. Evitar bebida alcoólica pois, ajuda na desidrataçao do nosso corpo.

 

Exercícios de alongamento

 

O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exercício mais prolongado. Se as cãibras ocorrerem mais à noite, faça os alongamentos antes de deitar-se.

 

Alimentação balanceada

 

Inclua frutas e verduras na sua dieta habitual. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo. E para quem é praticante assíduo de atividade física, os isotônicos são fundamentais pós exercício.

 

***Agradecimentos ao Preparador Físico César Ribeiro - Test Trainer ProAction Sports - Acessórios esportivos