As roupas com alta compressão prometem melhorar o desempenho dos treinos e diminuir as dores depois dos exercícios. No entanto, alguns estudos contestam os benefícios

Roupas com alta compressão

Roupas com alta compressão prometem diminuir as lesões
Foto: Caio Mello

As roupas com alta compressão surgiram no mundo fitness com boas promessas. "No contexto esportivo, o principal objetivo do uso da meia compressora é melhorar o desempenho do atleta e proporcionar boa recuperação após o esforço físico", explica Ivanésio Merlo, cirurgião vascular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).


Essas peças aumentam a pressão sobre o músculo, reduzindo a largura das veias e melhorando a circulação sanguínea. Por isso, as roupas com alta compressão podem ser uma ótima pedida para quem sofre com as dores depois do treino. "A literatura sugere que essas meias podem produzir certo benefício indireto, com menores níveis de ácido lático após a atividade, redução de trauma muscular e melhora no desempenho e no retorno venoso", complementa o especialista.


Na teoria, a aposta é certeira, mas na prática nem tanto. Ainda existem poucos estudos sobre o assunto e eles são controversos. Uma pesquisa realizada por Turíbio de Barros, do Centro de Medicina da Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo, mostrou que o uso de roupas de alta compressão em velocistas e ciclistas melhorou o desempenho entre 5% a 7%. No entanto, uma outra pesquisa realizada na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostrou que as peças não tiveram efeito em corredores.

Com benefícios ou não, uma coisa é certa: as roupas de alta compressão aumentam o conforto na hora do treino, principalmente a corrida, pois seguram os músculos e a gordura, evitando que balancem demais.

 

Roupas com alta compressão X celulite

Tudo que melhora a circulação vira objeto de desejo feminino, já que promete amenizar a celulite.  Mas vá com calma. Segundo Merlo, as roupas com alta compressão não interferem nem reduzem os furinhos indesejáveis. "O usuário pode ter a sensação de melhoraia, mas isso só acontece enquanto está usando o acessório. Para que a celulite seja realmente amenizada, é preciso emagrecer e fazer exercícios físicos específicos", complementa Merlo.

Você treina com roupas de alta compressão? Conte para a Corpo a Corpo o que você acha!