Treine com mais segurança e deixe sua caminhada mais prazerosa e mais fácil

Reportagem: Fernanda Cury

Dicas para uma boa caminhada

Caminhada ao ar livre, além de ser um ótimo exercício,
é uma atividade prazerosa
Foto: Danilo Borges

Faça um check-up
Vá ao cardiologista e faça uma avaliação. "Consulte, também, um ortopedista, para descobrir, por exemplo, se os joelhos estão aptos à atividade que você quer fazer", explica Ronaldo Martinelli, professor da academia Bio Ritmo (SP).

Fuja do sol!
Prefira caminhar até as 10 horas da manhã ou depois das 16 horas. E use o protetor solar, mesmo se o tempo estiver fechado.

Invista em um bom par de tênis
O sistema de amortecimento, que reduz o impacto da pisada, protege as articulações e evita problemas.

Escolha roupas confortáveis!
Vista um top com alças grossas e firmes, mas que não aperte demais. A sustentação dos seios é essencial. Quanto ao short ou a calça, prefira os mais soltinhos, que deem liberdade aos movimentos.

Hidrate-se
Beber bastante água durante a caminhada é essencial, porque ela vai sendo perdida na forma de suor. Tenha sempre um squeeze a tiracolo para a reposição

Capriche na escolha do local
Para quem está começando, um terreno muito duro, irregular ou íngreme contribui para problemas nas articulações. A pessoa força uma determinada região e pode, por exemplo, desenvolver uma tendinite ou sofrer uma torção no tornozelo. "Se você ainda não está acostumada a fazer caminhadas, prefira a grama ou até mesmo a esteira", aconselha Ronaldo Martinelli. Cuidado também com os buracos e as valetas das ruas.