Para praticar atividades físicas de bicicleta, devemos manter o corpo bem posicionado e confortável. Confira dicas para fazer o exercício

Por revista Corpo a Corpo | Adaptação: Nathália Henrique

10 dicas para pedalar da forma correta

Foto: Caio Mello 

Você sabe pedalar da forma correta? A posição do corpo na prática do exercício contribui para trabalhar os músculos além de previnir lesões. Os benefícios de se exercitar na academia ou ao ar livre são os mesmos: pedalar derrete gordura, aumenta a resistência muscular e ainda ajuda a controlar a ansiedade e o estresse. Mas cada atividade tem suas particularidades. Fique atenta as dicas

Na academia 

1. Se você não aprendeu o esporte na infância, a bicicleta ergométrica pode ser uma ótima alternativa. Além de mais segura, a dificuldade pode ser controlada na carga, visando ao seu objetivo — emagrecer ou ganhar músculos.

2. Nunca pedale sem carga, para evitar lesões nos joelhos ou agravar aquelas já existentes. Para escolher o peso ideal, peça orientação de um professor. Esse estímulo também pode ser o desafio que você estava precisando paradeixar o exercíciomais dinâmico.

3. Mantenha o pé sempre apoiado no pedal e faça força para baixo. O firma pé é uma ótima opção para evitar escapulidas.

4. Use roupas leves, tenha sempre um squezze à mão para se hidratar e toalha para secar o suor.

5. “Para acertar a altura do banco, fique em pé ao lado da bike. Ele deve estar três dedos abaixo da crista ilíaca (osso do quadril)”, indica Aline Saara, personal trainer (SP).

Ao ar livre

6. O contato ao ar livre deixa a prática muito mais prazerosa pela sensação de liberdade, ainda mais se você passa muito tempo fechada dentro do escritório. Por outro lado, dependendo do lugar, pode ser ruim ter de parar a toda hora devido ao trânsito de carros e pessoas.

7. O tronco deve ficar um pouco inclinado.

8. A combinação atrito, resistência do ar, condições do terreno e peso requer da praticante mais habilidade, pois é preciso ter equilíbrio, reflexo e força. Em uma subida, por exemplo, não só as pernas e os glúteos são trabalhados, mas também os braços e o abdome.

9. Ao flexionar o joelho, sua perna tem de formar um ângulo de 30 graus, enquanto a outra fica estendida. Uma dica infalível é realizar o giro dos pedais para trás, sem que o pé saia do lugar.

10. Capacete, sinalizador e protetor solar são itens obrigatórios. Além de roupas próprias para a prática do ciclismo.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 302