A temporada perfeita para encarar esportes de aventura está chegando! Veja quais são os melhores lugares no Brasil para deixar a adrenalina lá em cima e, de quebra, trabalhar as curvas

Texto Ana Araujo | Adaptação Ana Araujo

Melhores lugares para praticar esportes radicais no Brasil

O Brasil é perfeito para praticar esportes radicais, veja os lugares mais bacanas

Foto: Shutterstock

Que tal explorar o Brasil? Nosso país é lindo e oferece tudo que você precisa para praticar esportes radicais e deixar a adrenalina lá em cima. Bônus: é mais barato viajar por aqui. Veja as dicas de Jota Marincek, sócio fundador da Ventura Viagens (SP):

Trilha e trekking

É unânime: a Chapada Diamantina, na Bahia, é a grande queridinha quando se fala em esportes de aventura. No Vale do Pati, coração do Parque Nacional, moradores oferecem suas casas como hospedagem e mostram como realmente vivem, com direito a cafezinho feito em forno a lenha e a chance de refletir sobre sua própria vida. A experiência emocional e o horizonte cheio de mirantes, rios e cachoeiras valem cada gota de suor dos até cinco dias de caminhada. Para fazer a travessia, procure uma empresa especializada com antecedência.

Escalada e rapel

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é perfeita para aventureiras de primeira viagem por sua formação geológica, que facilita a ascensão e a descida. Junte um pouco de coragem e encare algo mais radical: que tal rapel em uma das cachoeiras da região, como a Almecégas? São 45 metros de altura! Para as mais experientes, o expert indica o Rio de Janeiro, onde é possível escalar o Pão de Açúcar, o Corcovado, o Morro da Babilônia e da Urca, a Pedra da Gávea e tantos outros. Imagine só o visual do Errejota lá de cima!

Surfe e stand-up paddle

Encontrar um lugar para pegar onda no Brasil é tarefa fácil, afinal, são quase 10 mil quilômetros de costa! O litoral de Itacaré, na Bahia, é recheado de picos que oferecem tudo o que os surfistas amam: ondas o ano todo e paisagem tranquila. Para arriscar as primeiras remadas, vale procurar uma escola de surfe e stand-up paddle da região.

Conheça os melhores lugares para praticar esportes radicais no Brasil

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é  ótima opção para praticar snorkeling

Foto: Shutterstock

Mergulho

Não há melhor lugar para ver de pertinho corais, peixes e a biodiversidade marinha que Fernando de Noronha, arquipélago do Estado de Pernambuco. Se esse será seu primeiro mergulho, sem problemas: as agências fazem o chamado “batismo”, em que profissionais a levam para conhecer as belezas submarinas locais. É possível agendar o passeio estando lá, sem necessidade de procurar o serviço antes de pegar o avião.

Snorkeling

Caso a profundidade do mar ainda cause receio, experimente essa modalidade, com mergulhos em águas rasas com ajuda de uma máscara de respiração, nadadeiras e um tubinho para respirar quando submersa. Você terá contato com piscinas naturais lindíssimas! Marincek recomenda a região de Maraú, na Bahia – basta chegar lá e procurar uma empresa especializada no assunto – e os rios de Bonito, no Mato Grosso do Sul, especialmente o Rio da Prata. Como essa região é muito badalada, é necessário agendar o mergulho previamente, ok?

Conheça os melhores lugares para praticar esportes radicais no Brasil

Que tal dar um pulinho em Jericoacoara, no Ceará, para praticar kitesurf?

Foto: Shutterstock

Kitesurf

Há pouco tempo, o esporte ganhou o coração dos brasileiros que amam praia e aquela sensação gostosa de vento no rosto. Quer aprender? Passe uns dias em Barra Grande, em Piauí, Jericoacoara, no Ceará, ou São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. “Há empresas nessas regiões que oferecem um curso de uma semana para sair de lá praticando, mas vale a pena esticar a estadia para 10 a 15 dias para aproveitar tudo que o kitesurf oferece”, aconselha Marincek.

Rafting

O interior de São Paulo é cheio de opções para quem nunca enfrentou uma correnteza. Juquitiba conta com o rio Juquiá, que traz um percurso de 7 km de mata atlântica. Em Brotas, as mais ousadas elevarão a adrenalina ao máximo com a descida do rio Jacaré em plena noite de lua cheia – mas apenas experientes podem enfrentar esse passeio, ok? Agora, se o objetivo é ter uma experiência intensa, se jogue na Expedição Jalapão, em Tocantins. São três dias descendo os rios da região e acampando, o que a permitirá admirar a natureza da região a todo instante. O único pré-requisito para viver essa aventura é ter muuuita disposição e zero frescura – esqueça a cama fofinha de hotel, certo? É muito importante escolher a agência de turismo a dedo, pois uma boa infraestrutura é essencial para manter a segurança e deixar o trajeto mais confortável. A expedição só é realizada entre junho e agosto devido às condições climáticas, sendo perfeita para quem tirar férias no meio do ano.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 325

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título