Dia das Mães: cuidados das famosas durante e após a gravidez Segredo das famosas

Para comemorar o Dia das Mães, famosas contam como se cuidaram durante e após a gravidez

Por Nathalia Henrique, Rebecca Nogueira Cesar e Isadora Couto

Gravidez

Bella Falconi diminuiu a intensidade dos exercícios

Foto: Reprodução/ Instagram

Após dar à luz, muitas mamães ficam preocupadas em perder o peso que ganharam. Para comemorar o Dia das Mães, veja as dicas das famosas para se cuidar durante e depois da gravidez.

Alimentação durante a gravidez

Wanessa, cantora

Durante a gravidez eu me libertei de qualquer regra. Minha única regra era comer orgânicos e comidas bem saudáveis. Apenas tomava cuidado com a quantidade, mas sempre que sentida fome ou vontade, eu comia. Por isso, acabei engordando além do que eu queria. Não sou uma pessoa de comer muito doce, prefiro salgado, mas durante a gravidez e a amamentação parece que virei uma formiga, só queria doce. E isso foi o mais difícil de controlar e lidar.

Minha dica, sinceramente, é de não ficar preocupada. Depois da minha primeira gravidez, quando olhei para o meu corpo, fiquei muito assustada. Achei que nunca mais voltaria a ter o corpo como antes. E esse pânico é natural. Respeite o seu corpo e esse momento, aproveite o crescimento do seu filho. A amamentação ajuda muito o seu corpo, e tenha calma. Não tenha pressa, no momento certo é só fechar a boca e fazer exercícios para recuperar o corpo. O corpo demora, mas volta ao normal depois de ter filho. Você precisa ter calma e ficar sem estresse, que aos poucos seu corpo vai voltar. Você precisa respeitar o tempo do seu corpo.

Jaque Khury, Ex-BBB

Tive uma alimentação bem irregular. Fui uma grávida que matou todas as vontades da vida. Comi coisas saudáveis para o meu bebe e muito hambúrguer e besteiras. Usei a gravidez como desculpa e ganhei 27 kg. Mas estava bem ciente disso. Engordei sem medo.

Bianca Rinaldi, atriz

Tive uma alimentação muito regrada, com muitos sucos, legumes, proteínas, fibras e grãos. Tudo com acompanhamento de uma nutricionista. Eu ganhei 14kg, que para grávida de gêmeos é excelente, ganhei o peso de uma gravidez de um bebê só. Assim que as meninas nasceram, eu perdi 9kg. Engordar pouco facilitou muito na hora de perder peso. E me garantiu uma gravidez mais tranquila. 

Patrícia Davidson, nutricionista de Juliana Knust, sobre a gravidez da atriz

 Demos opções de doces saudáveis, pois o paladar dela para doce aumentou muito.  Ela costumava comer de 3 em 3 horas e levava lanchinhos saudáveis, como barra de cereal e castanhas, quando tinha compromissos profissionais. Ela foi bem disciplinada com tudo. Como a Juliana ganhou peso dentro da normalidade, no pós o parto foi fácil voltar à forma física. É claro que a amamentação tem papel fundamental nesse processo. 

Exercícios durante a gravidez

Wanessa, cantora

Como continuei trabalhando, durante a gravidez fiz muitos shows. Então, a parte da dança continuei fazendo. Dançava e toda semana fazia shows, foi bem cansativo. Continuar dançando e fazendo coreografia foi meu maior exercício durante a gravidez. Tinham os ensaios também. Só tinha que tomar alguns cuidados e não fazer nada com alto impacto, mas fazia alongamentos e dança, que era uma dança mais de rua.

Jaque Khury, Ex-BBB

Praticava hidroginástica e musculação leve. Também fiz aula especial para gestantes. 

Bianca Rinaldi, atriz

Pratiquei yoga para gestantes. Estava trabalhando muito na época, e o meu médico me proibiu de fazer musculação ou algo mais forte, já que o meu trabalho me exigia bastante.

Bella Falconi

O treino diminuiu a intensidade e os tipos de exercícios. Estou pegando bem mais leve e apenas me exercitando para manter a saúde. Não faria nenhuma loucura agora que pudesse prejudicar minha gestação. Faço caminhadas e exercícios com o próprio peso do corpo ou aparelhos bem leves. 

Cuidados com o corpo durante a gravidez

Wanessa, cantora

Alguns tratamentos estéticos ajudam também. Fiz um tratamento a laser para a flacidez. Mas você precisa ajudar, malhando, e se alimentando bem, além de passar cremes. O aparelho sozinho não faz milagres. Você vai voltar o corpo aos poucos. O importante é não se assustar e ter calma, aprender que tem que esperar o corpo entender que vai voltar ao normal.

Jaque Khury, Ex-BBB

Passei cremes e óleos específicos para evitar o surgimento de estrias na pele. Mas tinha preguiça de passar no bumbum e tive um pouco de estria nessa região. 

Bianca Rinaldi, atriz

Para evitar o surgimento de estrias na pele, vivia untada de creme e óleo de amêndoas, quando sentia vontade de coçar a barriga, passava muito creme ou o óleo de amêndoas e passava a mão sem as unhas, como se estivesse fazendo massagem, ficava assim até parar a vontade de coçar. Não tive uma estria na barriga. 

Bella Falconi

Para falar a verdade, eu nunca fui de usar milhões de cremes isso e aquilo, mas há quatro anos eu me exercito de forma consistente e me alimento super bem. Acredito que depois que passei a beber muita água e chá, isso me ajudou a ter uma pele mais bonita, reduziu celulite e outras coisas positivas. Agora sim, que estou grávida, uso toneladas de creme! Sempre fico pensando no risco de desenvolver estrias na pele e como não tenho nenhuma (minha genética nesse ponto é boa), faço o máximo que posso para evitar. Contudo, as celulites não são fáceis de combater. Já apareceram várias, junto com uma certa flacidez, mas tenho encarado numa boa. Depois me preocupo com isso. Continuo me alimentando bem e me exercitando, mas por conta dos hormônios alterados, aparecem essas coisas chatas, como espinhas e manchinhas na pele também. Estou usando bastante filtro solar e produtos que foram indicados pela minha dermatologista Dra Andrea Godoy que cuida muito bem de mim. 

Alimentação após a gravidez

Wanessa, cantora

Durante a gravidez eu só procurava não comer besteira e comida ruim, mas eu comia bastante. Depois da amamentação eu tive que cortar tudo isso e começar uma dieta, aos poucos e devagar. Fiz uma alimentação cortando doces e mais algumas coisas, mas nada muito radical porque eu ainda estava amamentando. Era uma dieta de 2000 calorias, que cortava mais as besteirinhas e os doces mesmo. Isso foi aos poucos me ajudando retornar, por que não emagreci quase nada depois de dar à luz. Foram 4kg que perdi logo de cara, e depois não perdi mais muita coisa. Fui voltando aos poucos com essa dieta e malhação mais leve. De um mês pra cá tenho feito uma dieta mais restrita, com foco maior em perda de peso. Na segunda gravidez já tive mais dificuldade para voltar. Emagreci um pouco, e depois estacionei. Ainda faltam 5 kg, que vou perder. Daqui um mês vou perder esses quilos com uma dieta mais restritiva.

Jaque Khury, Ex-BBB

Teve um período bem crítico, porque fiz uma dieta bastante restrita e quase sem carboidratos. Aproveitei que não estava amamentando (não tive leite) e sequei rápido. Quando cheguei ao meu peso ideal, 60 kg, passei para manutenção. Emagreci em 3 meses e mantenho há 1 ano. Agora, Tenho uma dieta sem glúten e pouca lactose. Não como frituras também. Aprendi a me alimentar corretamente, então não sigo uma dieta específica.

Bianca Rinaldi, atriz

Continuei me alimentando da mesma forma até parar de amamentar, só depois comecei uma alimentação com restrições. Procuro me alimentar bem, gosto de tomar suco verde de manhã, adoro salada no almoço sempre com proteína e feijão branco. Para o jantar, dou preferência às sopas detox. Também gosto de comer uma fruta depois do almoço e jantar, pode ser laranja, abacaxi ou ameixa. Suco, só o verde ou o suco para os dias de ginástica. 

Patrícia Davidson, nutricionista de Juliana Knust, sobre a gravidez da atriz

Ela tem alguns hábitos alimentares. Ela faz seis refeições diárias, ingere dois litros de líquidos e chás para aumento de produção de leite e come muita proteína em todas as refeições para voltar a pele de maneira mais rápida e garantem saciedade. Há também muitas fibras nas refeições, com muitos legumes, para segurar a fome que aumenta quando está amamentando. Para voltar à forma, teve uma alimentação controlada para o período da amamentação. Alimentação regular e de três em três horas nos períodos do dia, e um lanche previsto para a madrugada também, se acordar. 

Treino pós-gravidez

Wanessa, cantora

A minha maior dificuldade foi voltar a fazer exercícios focados. Fiz um trabalho com o Marcio Atala, onde comecei a praticar pilates, e fiz um pouco e exercício aeróbico com treino funcional. Com isso, já perdi 5kg dos 9kg que ganhei. Só os filhos me ajudam. Ficar com meus filhos o dia todo já é uma ginástica diária. Aproveito os momentos com eles para brincar na cama elástica, por exemplo, e já exercitar meu corpo. Descobri uma coisa agora que está me ajudando muito: um aplicativo de yoga, que chama Daily Yoga, que tem séries de exercícios com 10 ou 15 minutos, de todos os tipos. É muito legal também para quem já tem uma consciência corporal, mas qualquer um pode fazer. A dica é conseguir, dentro do seu tempo, fazer uma coisa tranquila e gostosa. Não adianta ficar bitolada. Não adianta querer ir para a academia e ficar muitas horas. Depois de ter filho, a vida muda. Você tem que controlar o seu tempo, dar atenção para os filhos, para o marido, para o trabalho, e para a vida social. Você tem que cuidar da saúde fazer o melhor que você pode.

Jaque Khury, Ex-BBB

Fiz circuito. Hoje faço musculação e Ballet clássico 4 vezes por semana. Pratico exercícios quase diariamente na academia. Faço escada e musculação com muitas séries e pouco peso.

Bianca Rinaldi, atriz

Logo depois que as minhas pequenas nasceram, por orientação do meu médico, comecei a me exercitar com caminhadas de 30 minutos. Voltei a fazer musculação e um exercício aeróbico. Como meu parto foi cesárea só tive mais cuidado com os abdominais. Atualmente faço exercícios de acordo com o tempo que tenho. Dou preferência ao spinning e musculação, o que der pra fazer no momento. 





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