Aprenda a receita de pescada em crosta de quinoa e molho de vinho branco - um prato sofisticado e que não vai atrapalhar sua dieta!

Texto Ana Paula Ferreira | Foto Divulgação

A receita é ideal para ocasiões especiais

Foto Divulgação

Quer preparar um jantar especial com uma receita sofisticada e que não atrapalhe sua dieta? Então, confira como preparar a receita de pescada em crosta de quinoa e molho de vinho branco, indicada pelo chef Rodrigo Varela, do Bellini Ristorante, de Campinas!

Ingredientes

250g filé de pescada
1 colher (sopa) de quinoa
1 clara de ovo
5 unidades de aspargos frescos
1 unidade de tomate italiano cortado em quatro, sem pele e sem semente
50 ml de vinho branco
200 ml de caldo de peixe
50 ml de azeite extra virgem
1 colher (café) de alho picado
1 colher (café) de ervas frescas picadas (tomilho, alecrim, salsinha e manjericão)
Sal e pimenta do reino branca

Modo de preparo

Peixe: Tempere a pescada com sal e pimenta-do-reino. Lave bem a quinoa em água corrente, deixe 20 minutos de molho e coloque para cozinhar na água com um pouco de sal até que fique macia; depois resfrie. Passe a clara de ovo em um lado só do filé de pescada, coloque a quinoa em cima e aperte com a mão. Em uma frigideira antiaderente adicione metade do azeite extra virgem, deixe esquentar e grelhe o peixe do lado da quinoa por um minuto. Retire da frigideira e coloque no forno com a quinoa para cima por aproximadamente 25 minutos a 180ºC. Cozinhe os aspargos inteiros em água quente com sal por dois minutos. 

Molho de vinho branco: Em uma frigideira coloque o azeite e o alho. Quando começar a dourar, acrescente o vinho, o caldo de peixe e as ervas frescas, tempere com sal e pimenta do reino. Deixe reduzir e acrescente as pétalas de tomate. Cozinhe por um minuto. 

Montagem: Coloque no prato os cinco aspargos juntos, na mesma posição, acrescente as pétalas de tomate, o molho e o peixe por cima com a crosta de quinua para cima, regue com azeite e sirva em seguida. Dê preferência aos aspargos frescos, alguns produtos processados ou industrializados podem alterar o sabor final do prato.