A comilança do Natal pode ser driblada com alternativas mais nutritivas e criativas

A época mais mágica do ano se aproxima e com ela as deliciosas preparações que recheiam a mesa de Natal como o Panetone, que divide diferentes opiniões e gostos.

Portanto, quando se trata de saúde, é preciso moderação deste pão doce. “A versão convencional é rica em açúcar, farinha refinada e gordura vegetal, e pode comprometer o gerenciamento de peso ou até causar desconfortos como os intestinais”, diz Karla Maciel, consultora nutricional da E4.

Para manter o clima de Natal e não abrir mão do saudável, a nutricionista indica substituições inteligentes e ensina a preparar o próprio Panetone. “Os ingredientes escolhidos mantêm a textura de um panetone, sem deixar de lado a oferta de fibras para o funcionamento intestinal, vitaminas e minerais para as células em todo o organismo e energia, na forma de carboidratos complexos e de qualidade”, diz.

Segundo ela, esta alternativa é uma oportunidade para variar e descobrir novas sensações na gastronomia. “Além de manter o sabor da tradição que muitas pessoas apreciam, ainda agrega nutrientes ao nosso organismo”, explica.

 

Receita Panetone nutritivo

Ingredientes

Pré – fermentação

- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo

- ½ xícara (chá) de suco de laranja

- 1 colher (sopa) de açúcar de coco

- 1 xícara (chá) de farinha de arroz

 

Massa

- 3 ovos

- ½ xícara (chá) de óleo de coco

- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã

- 1 colher (sopa) de essência de panetone

- ½ xícara (chá) de farinha de aveia sem glúten

- 1 xícara (chá) de polvilho doce

- 1 colher (chá) de CMC ou goma xantana

- ¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo

- ½ colher (chá) de sal

- 1 xícara (chá) de chocolate amargo 70% picado

- 1 xícara (chá) de uva-passa
- 1 xícara (chá) de oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes)

Modo de preparo

Pré-fermentação

Dissolva o fermento no suco de laranja, acrescente o açúcar de coco e ¾ de xícara de farinha de arroz. Deixe descansar por 1 hora e reserve.

Massa

Bata os ovos em uma batedeira até esbranquiçarem, adicione o óleo de coco, o vinagre e a essência de panetone e, em seguida, os ingredientes secos (farinha de aveia, polvilho doce, CMC ou goma xantana, açúcar mascavo e sal) peneirados, juntamente com a esponja (a massa após pré-fermentação).

Incorpore o chocolate (cacau 70%), as uvas-passas e as oleaginosas à massa e acomode a mistura em formas de mini panetone, cobrindo até a metade e deixando-as descansar por 10 minutos.

Coloque os panetones  em uma assadeira e asse-os a 180˚C por 30 minutos, em média.

Faça o teste do palito: se ao colocá-lo na massa ele sair limpo, significa que já está assado.

Por fim, decore como preferir com laços e frutas secas ou frescas.

Depois de pronto, este prato pode ser consumido da forma que preferir. “Pode ser gelado, deixando algum tempo na geladeira, ou temperatura ambiente acompanhado de um café”. Ainda, para os ativos e adeptos de exercícios físicos, a consultora nutricional da E4, Karla Maciel, recomenda como um pré-treino, por ser uma boa fonte de energia.

Lembrando sempre de evitar os excessos nas porções “Não exagere nas quantidades, sempre mantenha o equillíbrio nutricional!”, conclui.