É muito difícil resistir às gostosuras da ceia de Natal. Quem tem alguma restrição alimentar acaba sofrendo nessa época, pois não pode descuidar nem mesmo durante o período natalino. É o caso das pessoas com intolerância ao glúten. Para acabar com esse problema, a nutricionista Erica Schattka, da rede SuperPrix, que tem cestas com produtos sem glúten para a ceia, separou uma receita especial.

Tender ao molho de abacaxi e ameixa

 

 Ingredientes:

1,5 kg de tender tipo bolinha

1 xíc. de chá de suco de abacaxi concentrado

2 col. de sopa de margarina sem leite

Cravo-da-Índia

 Molho:

1 xíc. de chá de suco de abacaxi concentrado

2 col. de sopa de açúcar mascavo

4 col. de sopa de mel

2 col. de chá de amido de milho

1 col. de chá de mostarda

1 col. de chá de gengibre ralado

3 unid. De ameixas frescas fatiadas

Sal à gosto

 

Modo de preparo:

Tender – Em uma tigela, coloque o tender com o suco de abacaxi e deixe descansar na geladeira por aproximadamente 2h. Com a ponta da faca, risque a superfície do tender de modo que se formem losangos. Espete cravos-da-índia nas vértices de cada losango. Coloque o tender em uma assadeira, espalhe pedacinhos de margarina e regue com o suco de abacaxi. Cubra o tender com papel alumínio e asse em forno médio pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos. Retire o papel e regue o tender com o caldo que ficou no fundo da assadeira e leve ao forno por mais 10 minutos.

Molho – Em uma panela, misture o suco de abacaxi, açúcar mascavo, mel, amido de milho, mostarda, gengibre ralado e sal e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Acrescente as ameixas e cozinhe por mais cinco minutos. Sirva sobre o tender.

Pudim sem leite

 

 

 

Ingredientes:

1 xíc. de chá de açúcar mascavo

¼ xíc. de água quente

6 ovos

400ml de leite de coco

1 ½ xíc. de açúcar comum

2 col. de chá de amido de milho

Sal à gosto

 

Modo de preparo:

Coloque 1 xícara de açúcar mascavo em uma fôrma para pudim com furo no centro e leve ao fogo baixo para derreter. Assim que ficar dourado coloque ¼ de xícara de água quente e mexa. Reserve. Peneire 6 ovos e ponha no liquidificador junto com 400ml de leite de coco, 1 ½ xícara de açúcar comum, 1 pitada de sal e 2 colheres de amido de milho. Bata bem e despeje na fôrma. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria por 1 hora. Resfrie na geladeira por 4 horas.