Chef Glauce Medeiros, da Native Berries, ensina uma receita prática e criativa que combina chocolate quente com a fruta brasileira

Texto: Estela Lopes | Foto: Native Berries

A época mais fria do ano chegou e, com ela, nada melhor que bebidas quentes para aquecer, não é mesmo? Pensando em você que ama açaí e evita comer a fruta no inverno, a chef Glauce Medeiros, da Native Berries, ensina uma receita saborosa que combina a fruta brasileira com o tradicional chocolate quente! 

LEIA MAIS: 
Receita de brownie de chocolate fit pós-feriado
Receita de bolinho de arroz com brócolis de apenas 29 calorias
Personal trainer afirma que se exercitar em dupla pode ser muito eficaz

O Chocaçaí, assim como é conhecido, é fonte de antioxidantes e compostos bioativos, provenientes tanto do açaí quanto das especiarias utilizadas, é considerado energizante, e também é rico em gorduras consideradas saudáveis, importantes para a saúde cerebral e cardiovascular, além de ser uma receita densa e sacietógena. 

A receita rende 2 porções de cerca de 250ml e cada porção possui em torno de 650kcal. Confira! 

Ingredientes
300ml leite vegetal (sugestão: leite de coco com amêndoa, ou outro de preferência)
1 canela em pau
Pitada noz moscada
Pitada cumaru (Fava Tonka)
2 cravos
1 rodela gengibre fresco (ou 1 colher café em pó)
6g / 1 colher sopa cacau puro
200g chocolate 70% (em barra ou fracionado)
10g / 1 colher sopa açúcar adoçante
200g Açaí Native Berries Puríssimo (2 sachês)
10g / 1 colher sopa açúcar mascavo, canela, cumaru, cacau ou noz moscada ralados
Melado de cana a gosto

Modo de Preparo
Coloque o leite e os aromas (gengibre, cravo, canela, cumaru, noz moscada e/ou outro) em uma panela e esquente, sem ferver. Retire do fogo, tampe e deixe em infusão por aproximadamente 10 min. Bata a nata ou creme de leite fresco com o açúcar mascavo até ponto chantilly e reserve. Pique o chocolate em barra. Coe o leite, volte para a panela e adicione o cacau puro, o chocolate picado, o açúcar mascavo, o AÇAÍ NATIVE BERRIES PURÍSSIMO e o conhaque (opcional). Mexa bem até o chocolate dissolver e a bebida ficar bem cremosa e homogênea. Sirva em seguida com um pouco de nata montada, melado de cana e aromas a gosto em pó. 

CHANTILLY VEGANO DE LEITE DE COCO

Ingredientes
1 lata leite de coco (24 horas na geladeira)
1 a 2 colheres de sopa de açúcar mascavo

Modo de preparo
Abra a lata e retire a água do coco (use em batidas ou outras receitas). Coloque a parte sólida que sobrou em uma vasilha e bata um pouco com a batedeira. Adicione o açúcar e aromas a gosto e bata por mais aproximadamente 2 minutos ou até que esteja bem cremoso. Sirva em seguida.

Obs: Ele fica duro na geladeira. Antes de servir, bata novamente para dar cremosidade. Sugestão de consumo: Acompanhar com bolachas ou bolo.

Quer saber mais sobre bebidas quentes para o inverno? Assine nossa revista e a receba mensalmente.