As receitas foram elaboradas e indicadas pela nutricionista Glaucia Justo, da Policlínica Granato (RJ)

Texto Estela Lopes | Foto: Divulgação

O Dia das Mães está chegando e, pensando em você, a CORPO separou um cardápio saboroso e de poucas calorias para esta data especial! As receitas foram elaboradas e indicadas pela pela nutricionista Glaucia Justo, da Policlínica Granato (RJ). 

ENTRADA: 

Dadinho de tapioca 



Ingredientes:
1 ½ xícara de chá de tapioca granulada
2 ½ xícaras de cha leite desnatado
1 ½ xícara de chá de queijo mussarela ralado.

Modo de preparo: Aqueça o leite até levantar fervura, desligue o fogo. Misture aos poucos a farinha de tapioca granulada. Em seguida adicione o queijo mexendo bem, adicione sal, orégano e pimentas gosto. Leve a massa para um refratário, forrado com filme plástico deixando sobrar um pouco de plástico pra fora do refratário. Espalhe a massa sobre o plástico,  e deixe esfriar, alise a parte de cima da massa para ficar uniforme. Cubra com filme plástico.Deixe descansar na geladeira por 1 hora.Retire e corte em quadradinhos. Quanto mais fino mais crocante ficará. Passe os dadinhos para uma assadeira untada com azeite e deixe assar em forno pré aquecido (bem quente) a 220ºC por 10 a 15 minutos ate dourar.

PRATO PRINCIPAL: 

Camarão na moranga


Ingredientes:
1 moranga
1 kg de camarão médio
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 cebola roxa
5 tomates sem sementes
Sal e pimenta a gosto lata de creme de leite sem soro
300 g de requeijão light
Cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo:Tirar os caroços da moranga ainda cru. Lavar as sementes, deixar secar e levar ao forno com um fio de azeite, sal rosa do himalaia, pimenta, cúrcuma e deixe assar por 10 minutos. Essa sementes vira um ótimo tira-gosto. Ou você pode triturar as sementes e colocar em cima do dadinho de tapioca.Depois, Lave e embrulhe a moranga em papel alumínio e leve ao forno médio (180° C) por 45 minutos. Depois de fria tire a rampa e semente.Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola, junte o camarão e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione os tomates picados, a pimenta, o sal e cheiro verde. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.Misture bem e adicione por último o requeijão.Despeje o creme de camarão na moranga. Sirva ainda quente.

Benefícios: "A moranga tem bastante vitamina A e é rica em fibras, uma vez que vamos consumir a casca, diminui o índice glicêmico. Utilizando as sementes, você consegue fazer o aproveitamento integral da moranga. O camarão é uma proteína leve, com baixa concentração de gordura e fonte de ômega 3", explica a nutri. 

SOBREMESA: 

Cupcake Funcional



Ingredientes:
2 colheres de sopa de farelo de aveia;
1 colher de sopa de farelo de linhaça;
1 colher de cacau em pó;
1 colher de sopa de achocolatado Diet;
1 colher de café fermento em pó;
3 colheres de sopa de iogurte desnatado ou leite desnatado;
1 ovo

Para diversificar os sabores: lascas de chocolate meio amargo, ameixa seca picada, uva passa, castanha do Pará picada, banana em rodelas com canela ou mesmo rechear com doce de goiaba ou outro doce de fruta.

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes e adicionar por ultimo o fermento. Distribuir entre as formas de cup cake (silicone) e deixar no micro-ondas por 1min e 30 segundos.
Benefícios: "O farelo de aveia contém fibras solúveis que auxiliam no trânsito intestinal, rico em vitaminas (E, K, B1, B2, B3 e B6) e aumenta a saciedade. A Linhaça é rica em ácidos graxos ômega 3 (antinflamatório) e 6 que atuam controle do colesterol e dos triglicérides, são bons aliados no combate a doenças cardiovasculares. Além disso, a linhaça é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas C, E e do complexo B. E o cacau contém flavonoides que atuam como antioxidantes, favorece à saúde cardiovascular, além disso eleva os níveis de serotonina que garantem prazer", ressalta a nutricionista. 

SUGESTÃO DE BEBIDAS: Vinho, que tem benefícios cardiovasculares, que protege o coração. Ou então um suco, rico em vitamina C, como o de abacaxi com hortelã, tangerina, que agora está na safra e é rica em vitamina C, com muita fibra que diminui o índice glicêmico também. 

Quer saber mais sobre receitas lights e de poucas calorias? Assine nossa revista e a receba mensalmente.