Listamos 4 tipos de alimentos que ajudam a evitar a flacidez causada pelo efeito sanfona. Confira!

Redação Corpo a Corpo | Adaptação Nathália Henrique

Saiba como evitar o efeito sanfona com a alimentação

Foto: Danilo Borges

Não existem dietas milagrosas, mas a alimentação é um item importante para a manutenção de uma pele bonita e saudável. “Uma dieta equilibrada contribui para evitar a flacidez, pois impede a ingestão excessiva de gordura, açúcar e carboidratos e, consequentemente, o efeito sanfona. Alimentos verdes, amarelos, frutas cítricas, grãos integrais, folhas em geral, bem como gelatina, auxiliam no fortalecimento dos tecidos”, diz Marina Rosalem, nutricionista da Barlean’s (SP). 

1. Carboidratos de baixo índice glicêmico: eles evitam que a insulina, hormônio que estoca o excesso de açúcar na forma de gordura no organismo, seja liberada rapidamente. Eles podem ser encontrados nas frutas (pera e maçã), nas hortaliças e nas leguminosas como feijão.

2. Alimentos antioxidantes: são capazes de combateros radicais livres, que diminuem a ação do colágeno. São ricos em vitaminas A (ovos e leite), C (frutas cítricas) e E (grãos integrais e sementes); os carotenoides (vegetais de cores laranja, amarela e vermelha); o zinco (avelã e amêndoa); e, porfim, o selênio (peixes).


3. Proteínas: quandoem baixa no organismo, elas induzem à flacidez, pois o corpo não tem de onde tirar energia para as suas funçõese a retira dos músculos, prejudicando-os. Carnes e peixes, sobretudo o salmão, são excelentes fontes.

4. Gelatina: o alimento extraído do colágeno fornece aminoácidos importantes para reconstituição e regeneração de articulações.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 270