Segundo Julianna Martins, nutricionista da Clínica Fernandes (SP), este prato é rico em fibras, gorduras e proteína

Texto Caroline Randmer | Foto: Shutterstock | Adaptação web: Estela Lopes

Este prato é rico em fibras, gorduras e proteína, três curingas quando o assunto é sentir-se satisfeita. “Asfibras formam uma espécie de gel no organismo, fazendo que leve mais tempo para metabolizarmos o que foi ingerido e dando aquela sensação de estômago cheio”, conta Julianna Martins, nutricionista da Clínica Fernandes (SP).

Já as gorduras têm o poder de aumentar a sensibilidadedos receptores de leptina, resultando em uma sinalização mais eficaz da saciedade. “Por fim, a proteína estimula a liberação de um hormônio endócrino chamado colecistocinina, que intensifica ainda mais a satisfação pós-refeição”,complementa a especialista. 

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 157

Ingredientes
- ½ xíc. (chá) de quinoa
- 1 col. (sopa) de manteiga
- 1 xíc. (chá) de alho-poró fatiado
- 1 xíc. (chá) de peito de peru defumado picado
- 5 ovos batidos
- ½ xíc. (chá) de iogurte
- ½ xíc. (chá) de tomates cereja em metades
- 1 xíc. (chá) de mozarela ralada
- ½ xíc. (chá) de parmesão ralado
- Sal, orégano e pimenta--do-reino a gosto

Modo de preparo: Cozinhe a quinoa em água fervente,escorra e reserve. Aqueça amanteiga em fogo médio e refogueo alho-poró. Adicione o peito de perue refogue um pouco mais. Reserve. Misture bem os ovos com a quinoa,o iogurte, o tomate, a mozarela, o parmesão e o refogado de alho-poró.Tempere com sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto. Disponha em uma forma redonda de fundo removível untada com manteiga e leve aoforno médio preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria, acompanhada,se desejar, de salada verde.

Quer saber mais sobre receitas lights? Assine nossa revista e a receba mensalmente.