Uma alimentação saudável está muito associada a um prato colorido. Conheça os benefícios dos alimentos cor de laranja

Por Rita Trevisan e Louise Vernier | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Prato colorido: conheça os benefícios dos alimentos laranja

Os alimentos nessa cor são ricos em vitamina C

Foto: Danilo Tanaka

Não é à toa que os especialistas aconselham a alternar as cores das frutas, das verduras e dos legumes que colocamos no prato no dia a dia. Essa é uma estratégia facílima de seguir para garantir um bom aporte de nutrientes, incluindo vitaminas e minerais diversificados.

Afinal, cada cor carrega consigo substâncias específicas e os fitoquímicos, responsáveis pela pigmentação dos alimentos, turbinam o funcionamento das células e têm efeito antiinflamatório, antialérgico, antiviral e antioxidante, além de diminuir o risco do desenvolvimento de doenças hepáticas, vasculares e do câncer.

“Os fitoquímicos inibem o processo de oxidação das células ao combaterem os radicais livres, eliminando toxinas e melhorando o sistema imunológico”, explica Vanderli Marchiori, nutricionista (SP). “Também existem alguns compostos que ajudam a acelerar o metabolismo, facilitando a perda de peso”, complementa Daniela Campi, nutricionista da Nutrição Integral (SP).

Para tirar proveito e deixar a saúde e a forma em dia, basta conhecer as propriedades dos  principais grupos de alimentos a partir da classificação por cor. Veja os benefícios dos alimentos cor de laranja:

Laranja

Têm substâncias que agem retardando o envelhecimento, além de melhorarem a circulação sanguínea, a saúde da pele, do coração e do sistema nervoso. A vitamina C é uma delas. Trata-se de um composto que também participa da síntese de colágeno, deixando a pele firme e durinha. “A niacina, ou vitamina B3, também presente nesses alimentos, auxilia na redução do colesterol e atua sobre o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras”, afirma Beatriz Botéquio, nutricionista da Equilibrium Consultoria (SP). Os alimentos dessa cor possuem, ainda, ácido clorogênico, que reduz o risco de câncer de mama e doenças cardíacas.

Para garantir todos esses benefícios, basta encher a fruteira com laranja, mamão, mexerica, caju, damasco, cenoura, abóbora e muito mais.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 285