Ter uma alimentação saudável está muito associada às cores de alimentos que você coloca no seu prato. Saiba quais são as propriedades e os benefícios dos alimentos brancos

Por Rita Trevisan e Louise Vernier | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Prato colorido: conheça os benefícios dos alimentos brancos

Alimentos brancos são fontes de vitamina B

Foto: Danilo Tanaka

Investir em um prato colorido é um método eficiente para garantir a ingestão de uma grande variedade de nutrientes em uma mesma refeição, tornando-a mais atrativa, balanceada e saudável. Assim, você evita diversas doenças e ainda dá adeus aos quilinhos extras. Conheça os benefícios dos alimentos de cor branca

 Branco

Alimentos dessa cor são ótimas fontes de vitaminas do complexo B, flavonoides, cálcio, potássio e fósforo.

Os flavonoides neutralizam os radicais livres e controlam os níveis de triglicerídeos e colesterol do sangue. Além de ter ação antiinflamatória e antimicrobiana. O complexo B, por sua vez, favorece a renovação celular e fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças do coração e o aparecimento de coágulos, além de contribuir para a geração de energia, renovando nosso ânimo para malhar.

Por fim, o pigmento flavina é responsável por conferir a cor branca a esse grupo de alimentos, e também atua na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos.

Para experimentar todos esses benefícios, basta apostar na pera, na atemoia, na pinha, no alho, no alho-poró, na cebola, no nabo, no aspargo, no cogumelo, na endívia e no inhame.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 285