Que tal turbinar a alimentação a qualquer hora do dia com bebidas fáceis de preparar? Confira 6 opções que podem te ajudar a perder peso e melhorar a saúde!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Você já ouviu falar nos power shots? Os novos queridinhos da alimentação saudável são grandes aliados de quem quer perder peso e, de quebra, melhorar a saúde e a imunidade.

De acordo com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, essas bebidas são feitas à base dos chamados “super alimentos” e podem oferecer uma série de benefícios para o organismo, além de serem ideais para complementar a rotina de dietas. “A proposta dos ‘power shots’ é ingerirmos bebidas saudáveis (que podem ser sucos ou chás) em doses menores, mas muito mais nutritivas. Por isso, eles são feitos à base dos chamados super alimentos, que possuem, além de vitaminas e minerais, um alto teor de bioativos, ideais para potencializar as refeições diárias”, explica ela.

A dica da profissional para o desjejum é apostar em ingredientes que ativem o metabolismo, como gengibre e limão. Já no almoço ou lanche da tarde, o ideal é lançar mão de opções mais energéticas, como beterraba e biomassa de banana verde. Entre os alimentos mais utilizados nas composições se encaixam ainda inhame, couve, espinafre, maçã verde e pitangas, pimenta caiena, spirulina, maca peruana, água de coco, cúrcuma, entre outros.

Embora essas combinações pareçam estranhas, Renata garante que todas são saborosas. “As combinações são pensadas para garantir os benefícios para a saúde, sem deixar de lado o sabor. Em alguns casos, a água de coco pode ser boa aliada, no lugar da água comum, por exemplo.”

Abaixo, você pode conferir 6 receitas de sucos e chá super nutritivos elaboradas pela nutricionista, que podem ser feitos em casa e separados em doses de power shots para o dia a dia!

Dica para a manhã

Chá gelado de gengibre 

Ingredientes: 500 mL de água, 2 cm de gengibre picado e suco de 1 limão
Modo de preparo: ferva a água com o gengibre picado. Leve à geladeira para esfriar. Acrescente o suco de limão na hora do consumo.

Dica para o almoço

Shake de maçã com beterraba 

Ingredientes: 1 colher de chá de gengibre ralado, ½ xícara de beterraba crua picada, 2 maçãs picadas, 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde, 1 xícara de chá de água e 3 colheres de sopa de açúcar mascavo (opcional)
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador, coe, leve para gelar e beba em seguida.

Dica para a tarde

Vitamina de inhame 

Ingredientes: 4 inhames médios e 1 litro de água

Modo de preparo: pique os inhames em cubos pequenos e deixe de molho na água de um dia para o outro. Bata no liquidificador com a água e passe na peneira. Depois, bata com frutas de sua preferência

Chá de ervas com pimenta

Ingredientes: 200 ml de água, 1 folha de erva doce, 5 folhas de hortelã e 1 colher de café de pimenta caiena em pó.
Modo de preparo: ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as ervas e a pimenta. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Beba em seguida. 

Dica para a noite

Suco cítrico com cúrcuma

Ingredientes: suco de 2 limões, suco de 2 laranjas, 1 colher de sopa de cúrcuma, 500 ml de água e 4 colheres de sopa de açúcar mascavo (opcional)

Modo de preparo: esprema os limões e as laranjas. Bata com os demais ingredientes. Leve para gelar e sirva em seguida.

Dica para a ceia

Chá de erva doce fresca 

Ingredientes: 200 mL de água e 2 folhas de erva doce.

Modo de preparo: ferva a água, desligue o fogo e acrescente a erva doce. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Beba em seguida.