O café costumava ser a preferência nacional, até os chás aparecerem com tantos benefícos à saúde. Veja as vantagens do consumo dessas duas bebidas e vote na sua preferida

Tomar café se tornou um hábito e, muitas vezes, até um vício para vários brasileiros. O que muita gente não sabe é que a cafeína, principal composto da bebida, pode ser prejudicial se tomada em grandes quantidades, causando insônia, ansiedade, dores de cabeça e azia. Pessoas com hipertensão também devem evitar tomar café, já que ele aumenta a pressão arterial.

Mas a bebida também tem seu lado bom. Se tomada em doses moderadas (menos de três xícaras por dia), ela melhora o estado de alerta, dá energia, desenvolve a capacidade de concentração e diminui a sonolência e o cansaço. Além disso, o café possui antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres e um ótimo auxiliar no emagrecimento.

O chá, por sua vez, também tem efeitos positivos e negativos. Dentre os benefícios, a bebida acelera o metabolismo, ajuda o sistema imunológico, reduz o mau-hálito, e ainda diminui o stress.

Já os malefícios do chá surgem com o consumo excessivo da bebida. Ela também possui cafeína, como o café, além de conter fluoretos, que podem provocar osteoporose e artrite, e oxalatos, responsáveis em alguns casos por problemas renais. Mas todas estas substâncias têm efeitos benéficos se ingeridas em pequenas quantidades.

E então, qual das duas bebidas você prefere: chá ou café?

Chá
Café

x
Para validar seu voto, por favor complete o seguinte CAPTCHA
36,33%

Chá

63,67%

Café