Renata Branco cuida da alimentação de diversos famosos, entre eles, Jojo Toddynho, Vinicius DBlack e Nadja Pessoa

Texto: Redação | Foto: Divulgação



Uma boa alimentação pode ser cultivada em casa, com pequenas hortas que não precisam de muito espaço, sendo viáveis até mesmo em apartamentos.Em pequenos vasos, pode-se cultivar plantas e ervas medicinais. Entre elas, manjericão, sálvia, tomilho, orégano, salsa, alecrim, salsão e hortelã, por exemplo.

"Isso se deve a comprovações científicas da ação terapêutica das plantas medicinais. Quando ingeridas via alimentação, ativam o processo de desintoxicação, executam atividade antioxidante e anti-inflamatória. Podem ser usadas na forma de temperos frescos ou seco em diversas receitas com carnes, peixes, frutos do mar, sopas, molhos. Ajudam a realçar o sabor e tornam o alimento mais palatável e nutritivo", disse a nutricionista.

Conheça os benefícios de algumas dessas ervas que você pode ter na sua própria horta. Além de super benéficas e saudáveis, também pode ser uma opção econômica. 
 
- Manjericão -  é uma ótima fonte de magnésio, Vit C, A E K, maganes, cobre , cálcio e ferro. Melhora do sistema imunológico, adstringente, cicatrizante, fungicida, digestivo. 
 
- Salvia – Fonte de Vit K, magnésio, ferro, manganês, cobre, acido fólico. Fonte de flavonoides. Antisseptico, calmante, anti inflamatório, protege o organismo contra a ação dos radicais livres, inibição de inflamação de gengiva, antibacteriano. 
 
- Tomilho – Rico em Vit A,C, ferro, potássio. Anti alérgico, anti-inflamatóriom antimicrobiano, previne envelhecimento, ajuda no funcionamento do intestino devido a alta concentração de fibras,  reduz ansiedade e compulsão alimentar, queima de gordura corporal, melhora a imunidade. 
 
- Alecrim-  Possui 15 flavonoides e compostos fenólicos identificados, dentre eles o acido rosmarínico, o ácido carnosoico e a carnosol, esses dois últimos com importantes efeitos anti proliferativos. alivio de doenças respiratórias, desordens de fertilidade, analgésico, antirreumático, carminativo, diurético, antiepilético e hepatoprotetor. 

- Salsinha- Rica em fibras, vitaminas do complexo B, C, E, ferro, cálcio, fósforo e potássio. Efeito diurético,  ajuda a reduzir pressão arterial, combate a anemia, auxilia na digestão. 
 
Hortelã- Rica em antioxidades, Vitamina A, B6,C,E,K, acido fólico e riboflavina. Antibactericida, antifúngico, anti-inflamatório, melhora digestão, síndrome do intestino irritado, melhora de sintomas da asma e problemas respiratórios,  
Podem ser usadas na forma de temperos frescos ou seco em diversas receitas com carnes, peixes, frutos do mar, sopas molhos. Ajudam a realçar o sabor e torna o alimento mais palatável e nutritivo