Com pouquíssimas calorias, o morango é a opção perfeita para quem faz dieta e sente vontade de comer doces durante a TPM. Saiba por que e confira outros benefícios da fruta!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock 



As frutas são uma ótima pedida para quem mantém a dieta em meio a uma rotina agitada, já que são super práticas na hora do consumo. E a pedida da vez é o morango, típico desta estação! Com poderosa ação antioxidante, ele é muito indicado para quem segue uma dieta para redução de peso, pois ajuda a melhorar a função intestinal e ainda tem pouquíssimas calorias – cada 100g possui, em média, 30 calorias. “Com uma pequena quantidade de açúcares, e muitas fibras, ainda ajuda a controlar o nível de glicose no sangue e garante saciedade”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Rico principalmente em Vitamina C e flavanóides, o morango também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico, ajuda da formação do colágeno, faz bem para os ossos por ter fósforo e magnésio e beneficia o sistema nervoso, também por conta do magnésio. Além de tudo isso, ele ainda atua na prevenção de câncer “pela ação antioxidante e presença do ácido elágico, o morango ajuda a reduzir as chances do DNA das células sofrerem mutações”.

Consumo no dia a dia

Além de todos esses benefícios, a fruta ainda é super versátil, o que torna tudo mais fácil na hora de adicioná-la à rotina. Se você vai passar o dia na rua, por exemplo, a sugestão da nutricionista é ter a fruta in natura em mãos ou unir o morango à tâmara. “A combinação é perfeita: a tâmara ajuda a dar o sabor doce e o morango equilibra com o sabor mais azedinho. Ambos fontes de antioxidantes, a tâmara ainda ajuda fornecendo vitaminas do complexo B e os morangos fornecem magnésio, combinação ideal para quem está de TPM e quer reduzir os sintomas sem abusar dos doces”, explica ela.

No café da manhã, você pode consumir os morangos com iogurte natural, batido ou apenas picado misturado no potinho. Já no lanche da tarde, uma boa pedida é adicionar morangos em saladas de frutas ou combiná-los com pastas de amendoim ou de castanhas. Outra excelente ideia é levar morangos e lascas de coco seco em potinhos para o lanche – esta combinação promove saciedade e favorece o emagrecimento!