As gorduras boas ajudam a emagrecer, deixam as receitas deliciosas e dão energia pré-treino, mas podem até engordar se não forem usadas corretamente. Aprenda a usá-las!

Texto Marcela Cataldi | Adaptação Ana Araujo

Benefícios das gorduras boas

Benefícios das gorduras boas: elas ajudam a emagrecer e turbinam a saúde!

Foto: Pixabay

O azeite e o óleo de canola são os queridinhos das cozinhas brasileiras há anos porque são nutritivos e podem ser utilizados na preparação de diferentes pratos. Mas existem várias outras opções funcionais que pouca gente conhece, como o óleo de abacate, óleo de coco e até de óleo de alga. Se você ainda não usa, saiba que essas gorduras boas podem trazer novos sabores para as suas receitas, além de deixar sua dieta muito mais saudável e até a ajudar a emagrecer

Cada tipo de óleo tem um componente que pode ser essencial para a saúde e para a beleza. “Por isso, o melhor é usar vários tipos no dia a dia”, ensina a nutricionista Gabriela Cipolla, de São Paulo. Se você já tomou (ou toma) cápsulas com alguns deles, isso pode ajudar seu organismo de uma maneira prática, mas a nutricionista lembra que a melhor forma de usá-los é no prato mesmo. “O motivo ainda é muito estudado, mas sabe-se que a interação das substâncias dos óleos com vitaminas, fibras e outras propriedades dos alimentos potencializa sua ação”, diz Gabriela.

Nunca é demais lembrar que muitos desses óleos funcionais são vendidos para fins cosméticos (aplicação no rosto ou na pele), por isso, na hora de ir às compras, fique atenta se você está levando a versão comestível mesmo! Leia bem o rótulo e consuma em doses pequenas, pois apesar de fazerem muito bem, não é bom exagerar: a quantidade de uma a duas colheres (sopa) por dia é mais do que suficiente e, de preferência, perto do horário da atividade física para dar aquela energia.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 327

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