Confira algumas combinações de alimentos que prometem multiplicar os benefícios da refeição

Por revista Corpo a Corpo | Adaptação: Nathália Henrique

Faça combinações de alimentos e multiplique seus benefícios

Foto: Shutterstock

Conhece o ditado “a união faz a força”? Ele é perfeito para alguns alimentos que, juntos, trazem muito mais benefícios do que quando consumidos separadamente, em um fenômeno chamado sinergia alimentar. Com a ajuda de Flávia Teixeira Pinho, nutróloga do Espaço Stella Torreão (RJ), separamos alguns exemplos de combinações que juntos multiplicam os nutrientes da refeição. 

Leite desnatado + granola = alívio da tpm

O cereal é rico em magnésio e vitaminas B6 e E, nutrientes que reduzem a ansiedade, regulam o trânsito intestinal e diminuem a sensibilidade mamária. O leite potencializa o efeito.

Brócolis + alho = combate à gastrite

Ambos os ingredientes são fontes de sulforano, composto que detonaa H. pylori, bactéria causadora da doença. Prepare o prato com azeite, que melhora a absorção da substância.

Laranja + cenoura = diminuição do mau colesterol

Os compostos fenólicos presentes no legume já são conhecidos porreduzir o LDL. Essa ação é potencializada graças à vitamina C da fruta cítrica.

Iogurte + linhaça = fim da prisão de ventre

A união dos probióticos do iogurte com os prebióticos da linhaça estimula ainda mais o funcionamento do intestino. As fibras servem de alimento para as bactérias do bem que prezam pela saúde intestinal.

Banana + aveia = disposição de sobra

Além dos carboidratos de absorção gradual, a combinação traz potássio, magnésio e vitaminas do complexo B. Ingira-as antes do treino e adicione canela para criar um efeito termogênico.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 303