Vigilantes do Peso é apenas um dos programas de emagrecimento que, graças aos encontros, multiplicam os quilos perdidos. Conheça os benefícios da dieta em grupo

Texto Caroline Randmer | Adaptação Ana Paula de Araujo

Dieta em grupo emagrece mais

Dietas em grupo oferecem suporte nutricional e emocional

Foto: Wes Calandria

Uma ajuda a mais pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso na dieta: contar com o apoio de pessoas que estão na mesma situação aumenta suas chances de emagrecer de vez. Esse é o mote da dieta em grupo, método que ganhou fama graças ao Vigilantes do Peso. E grande parte isso se deve àquelas reuniões periódicas.

O próprio Vigilantes do Peso realizou um levantamento e descobriu que quem frequenta as reuniões emagrece até três vezes mais que as que apenas seguem as regras do programa. 

“Participar de um grupo de apoio aumenta a sensação de controle e a autoconfiança. Quando comparamos a manutenção de peso de pessoas que vão às reuniões e as que não dão tanta importância ao encontro, vemos que o primeiro grupo tem uma taxa de sucesso de 80%, enquanto que o segundo, apenas 38%”, esclarece Michelle Bento, nutricionista do Vigilantes do Peso (RJ). 

Resultado garantido

Reunir-se a cada dez dias para discutir sua evolução é um hábito decisivo na conquista do peso ideal. Isso porque você é encorajada a falar sobre tudo o que é possível fazer para atingir a meta determinada. Ao contar e ouvir histórias motivadoras, o processo se torna mais agradável e, portanto, mais fácil. “Assistindo às reuniões a pessoa tem a oportunidade de comemorar seu sucesso e trocar ideias a fim de se manter empenhada. Os encontros do Vigilantes do Peso, por exemplo, são guiados por quem já esteve acima do peso e emagreceu com o programa”, explica Michelle Bento. 

Além disso, todas as outras participantes contribuem: se você tem dificuldade em se alimentar de três em três horas, é provável que encontre alguém que tenha passado pela mesma situação e indique truques para lidar com o contratempo. Também são discutidas táticas para controlar a fome emocional e até dicas para se movimentar no dia a dia e gastar mais calorias. “Viver com o sobrepeso é algo individual, quase solitário. Rodear-se de pessoas que estão passando pelo mesmo problema estimula a criação de vínculos nessa fase tão difícil”, explica Virgílio Gomes, psicólogo e coordenador do Programa da Obesidade do Hospital Adventista Silvestre (RJ). Isso faz com que você perceba que não está sozinha, se sinta mais segura e leve o esforço realmente a sério.

Programas de emagrecimento que trabalham com dieta em grupo

Amigos do peso

Nas reuniões semanais você participa de palestras, recebe material impresso com dicas de como emagrecer e conta com o apoio da equipe. 

Site: www.amigosdopeso.com.br

Vigilantes do Peso

O programa de emagrecimento é baseado em um plano alimentar, na distribuição de um informativo com dicas de exercícios, receitas e saúde e no acompanhamento (onde ocorrem troca de experiências e pesagem para medir a evolução semanal).

Site: www.vigilantesdopeso.com.br

Comedores Compulsivos Anônimos

Compartilhamento de experiências e leituras do material didático do programa, que está organizado em 12 passos. Tudo para auxiliá-la a abandonar o hábito de comer compulsivamente.

Site: www.comedorescompulsivos.org.br

Meta real

Encontros semanais em que você assiste a aulas que a ensinam como modificar seu comportamento alimentar — são abordados 52 assuntos diferentes ao longo do ano

Site: www.metareal.com.br

Dica: marque presença nos encontros regularmente – o ideal é ir uma vez por semana. Se faltar, use as redes sociais para conversar com as participantes.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 298