Confira algumas dicas para manter a sensação de saciedade por mais tempo

Por Ana Paula de Araújo | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Saciedade

Alguns hábitos ajudam a manter a sensação de saciedade

por mais tempo

Foto: Shutterstock

Coma mais devagar! Sabemos que você já ouviu isso diversas vezes, mas a rotina apertada dificulta a tarefa, não é mesmo? Confira essas dicas eficazes para você mandar bem no almoço ou no jantar e se manter saciada por mais tempo

- Pouse os talheres entre cada garfada.

- Coma em ambientes ventilados. “O calor provoca mal-estar e faz que você queira terminar logo a refeição”, diz Daniela de Almeida, nutricionista funcional e esportiva (RJ).

- Evite comer em momentos de estresse ou fazendo atividades em paralelo, como checar o celular ou trabalhar, pois nessas horas é comum perder a noção da quantidade de comida ingerida e do tempo gasto, levando a exageros.

- Ouça uma música suave e tranquila, assim as garfadas seguirão o ritmo da melodia.

- Troque os talheres de mão. Por exemplo, se você é destra, tente comer usando o garfo na mão esquerda e vice-versa.

- Marque o tempo sentada à mesa e coloque metas para aumentar a marca gradativamente. “O ideal é que a refeição seja feita num período de no mínimo 20 a 30 minutos e que se mastigue em torno de 30 vezes cada vez que o garfo for levado à boca”, ensina Andrea Stingelin Forlenza, nutricionista da Nutravie (SP).

- Troque os talheres convencionais por utensílios menores, como os de sobremesa, ou pelo hashi, que a forçará a pegar quantidades reduzidas.

- Evite alimentos pastosos ou líquidos que, por não exigirem nada de suas mandíbulas, farão a refeição terminar mais rápido.

- Inclua fibras em todos os pratos, visto que elas exigem maior número de mastigações.

- Procure não comer sozinha. Ao alimentar-se acompanhada, você conversará e acabará ingerindo a porção mais devagar.

 Revista Corpo a Corpo | Ed. 306