Não deixe que a gula que chega com o frio atrapalhe sua dieta! Veja as dicas para manter o peso no inverno

Reportagem: Caroline Sarmento

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Driblar a vontade excessiva de comer pode ser uma tarefa fácil com algumas dicas
que vão deixar qualquer mulher longe das tentações
Foto: Danilo Borges

Manter o peso no inverno é tarefa difícil, já que a fome aumenta, não é? "O corpo precisa gastar mais energia para executar o trabalho do cotidiano e ainda precisa manter sua temperatura normal. A consequência direta é a fome, pois há uma necessidade calórica maior para manter a temperatura do corpo e aumentar a resistência orgânica”, explica a nutricionista Viviane Corrêa (SP).

Segundo a expert no assunto, os alimentos mais ingeridos nesta época do ano são exatamente aqueles com alto teor calórico, ricos em gorduras proteínas. “Quem está acima do peso tende a ganhar mais alguns quilos nesse período, já que o maior consumo, somado ao menor gasto, só pode gerar maior reserva energética”, explica.

É importante lembrar que até o alimento na versão light deve ser consumido moderadamente: “Não é porque a versão light tem menos calorias que pode ser ingerida em dobro”, alerta a nutricionista. Para ficar longe do consumo exagerado de calorias, a especialista passou dicas para manter o peso corpóreo no inverno. Confira:

- Fondues, chocolates quentes, queijos... Nada disso é proibido! Uma vez ou outra, até vale a pena para reunir as amigas. O que não vale é exagerar: “Cuidado com a ingestão excessiva destes alimentos, principalmente de achocolatados muito doces ou cafés com chantilly”, recomenda Viviane.

- As sopas devem ser preparadas com legumes, sem adição de creme de leite ou massas, podendo ser acrescentadas fibras como farelo de trigo ou de aveia. “Folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser base para os tipos mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa”, recomenda a nutricionista.

- Aproveite que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal e aumente a ingestão de lanches durante seu dia. Nas tardes de inverno, diminua o intervalo entre as refeições, fazendo pequenos lanches à base de queijos e pães ou uma porção de frutas secas com castanhas.

- Como no verão, continue com uma boa ingestão de líquidos! É claro que a vontade de tomar um copo de água não é a mesma, mas você pode optar por chás para esquentar o corpo.

- Substitua frituras por cozidos, assados ou grelhados.

- Troque os molhos gordurosos, à base de maionese, creme de leite ou margarina por aqueles feitos à base de ervas.

- Evite doces, principalmente elaborados com chantilly ou creme de leite. Prefira doces feitos com frutas ou frutas frescas, que são mais saudáveis e menos calóricas.

- Se quiser manter um inverno 100% light, troque o chocolate quente normal pela versão light com leite desnatado e achocolatado light.

- As massas com molhos brancos ou muito elaborados, geralmente, são muito calóricas. Para reduzir calorias são preferíveis as massas com molho simples de tomate. “Mas, se quiser arriscar o molho branco, uma boa opção é prepará-lo com leite desnatado”, indica Viviane.