O cacau oferece diversos benefícios à saúde. Nutricionista conta qual é a forma saudável e equilibrada de consumir a fruta

Por Nathália Henrique 

Conheça os benefícios do cacau

Foto: SXC

É só falar em cacau que todo mundo lembra do chocolate, aquele que engorda, dá espinhas, aumenta o colesterol e assim por diante. O que muitos não sabem é que o fruto também garante muitos benefícios à saúde.

Segundo a nutricionista Danielle Santos Nascimento, do Programa de Saúde Alimentar Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, as sementes de cacau e seus derivados (como o chocolate amargo, o cacau em pó e a massa de cacau) são fontes alimentares ricas em flavonóides. 

Os flavonóides podem agir como potentes antioxidantes no organismo, além de diminuirem o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Também podem melhorar a saúde do coração promovendo um fluxo adequado de sangue - reduzindo a pressão sanguínea -  evitando infarto e acidente vascular cerebral e a diminuição da oxidação do LDL colesterol”, explica.

A nutricionista da Risa disse ainda que os benefícios do chocolate se devem pela presença do cacau em sua composição e que mesmo assim devem ser consumidos moderadamente dentro de uma dieta saudável e equilibrada.