Pouco calórica, a fruta oferece uma série de benefícios à saúde. Confira quais são eles!

Texto Ana Paula Ferreira

Além de ser delicioso, o abacaxi possui poucas calorias

Foto Marcelo Resende

Além de ser delicioso, o abacaxi pérola possui propriedades que oferecem uma série de benefícios à saúde. Pouco calórico e rico em vitaminas do complexo B, ele ajuda a fortalecer a saúde do coração e auxilia a vitalidade da pele e cabelo. 

Suculenta e extremamente refrescante, a fruta é ótima opção para compor sobremesas, podendo ainda ser usado para fazer sucos, saladas de frutas, doces, geleias, em combinação com pratos salgados e até mesmo assado, para acompanhar o famoso churrasco.

Mas não é apenas a polpa que faz bem, sua casca, mesmo dura e áspera, é rica em nutrientes e vitaminas. “A casca, descartada pela maioria das pessoas, também é muito nutritiva. Tendo ação diurética, reduzindo a retenção de líquidos, proporciona maior saciedade e melhora a digestão dos alimentos, ações importantes para quem busca uma alimentação saudável”, explica Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti.

Quer uma dica para escolher um abacaxi bem docinho? Anota aí! “Quando a escama (coroa) está aberta, significa que o abacaxi está bem docinho. Se a escama estiver fechada, a fruta está mais azedinha”, explica a profissional.