Saiba quais são os benefícios da farinha de feijão branco, que ajuda a emagrecer

Por Patricia Affonso | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

farinha de feijão branco

A farinha de feijão branco ajuda a perder peso

Foto: Fábio Mangabeira

Essa variação do feijão nosso de cada dia não é tão comum no prato do brasileiro e fica mais restrita ao preparo de saladas, por exemplo. Mas ao ler as próximas linhas você vai se animar em trazer o consumo da farinha de feijão branco à sua rotina.

É que ela tem um efeito atenuante sobre o consumo dos carboidratos, tão temidos durante a guerra contra a balança

Por que emagrece? Aqui, a heroína atende pelo nome de faseolamina, uma espécie de proteína que conta com uma ação pra lá de interessante. “Ela inibe a absorção de carboidratos pelo organismo”, conta Priscila Cardoso.

É isso mesmo, o consumo da farinha de feijão branco, rica nessa proteína, pode reduzir em até 20% os índices de carboidratos absorvidos durante as refeições. No final das contas, é como se você tivesse consumido uma porção menor. “Sua quantidade aumentada de fibras faz que haja um aumento na velocidade do trânsito intestinal e, com isso, o metabolismo se acelera, auxiliando o processo de emagrecimento”, acrescenta.

Outros benefícios: como controla o nível de açúcares (carboidratos) no sangue, a faseolamina auxilia na prevenção do diabetes. “Além disso, graças ao seu alto teor de fibras, a farinha de feijão-branco ajuda na redução das taxas do mau colesterol e triglicerídeos. Por ser fonte de cálcio, também diminui o risco de osteoporose”, explica a nutricionista funcional Priscila Cardoso.

Recomendação diária: não é indicado ultrapassar o consumo de 2 colheres (chá).

Contraindicações: ainda não foram levantadas. No entanto, recomenda-se que pessoas com problemas digestivos ou hipoglicemia contem com acompanhamento médico e nutricional para o uso do produto.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 260