Saiba quais são os benefícios da farinha de soja preta, que ajuda a emagrecer

Por Patricia Affonso | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Farinha de soja preta

A farinha de soja preta ajuda a emagrecer

Foto: Fábio Mangabeira

A soja convencional já é uma velha conhecida dos adeptos da alimentação saudável. Mas e da soja preta, você já ouviu falar? Não? Então se prepare para incluí-la na sua lista de aliadas. .

A antocianina, substância responsável pela coloração da casca da soja preta, reúne uma série de propriedades funcionais que você vai adorar.

Por que emagrece? Pesquisadores japoneses comprovaram que a antocianina possui um poderoso efeito antiobesidade. “Esse fitoquímico atua no perfil dos adipócitos, que são células responsáveis por armazenar gordura no corpo humano”, conta Carolina Padilha, nutricionista consultora da SóSoja do Brasil Alimentos Funcionais (Caldas Novas, GO).

Ao absorver menos gorduras, tanto os índices de peso corporal quanto o perfil lipídico — quantidade de gordura no corpo — são beneficiados. Isso sem falar que o produto é fonte de fibras que, como você já sabe, são importantes para controlar os picos de fome, inimigos de qualquer regime.

Outros benefícios: a soja preta contém isoflavonas, substâncias muito amigas das mulheres. É que dentre seus principais benefícios estão o controle dos desagradáveis sintomas da TPM e da menopausa. Elas também oferecem ação protetora contra o câncer, especialmente o de mama. Aantocianina conta ainda com ação antioxidante, que protege o corpo do envelhecimento precoce e de uma série de doenças”, diz Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde (RJ).

Recomendação diária: 2 colheres (sopa), que podem ser divididas ao longo das refeições.

Contraindicações: pessoas com problemas renais. “Elas não devem consumir o produto, pois a soja preta contém quantidades significativas de magnésio, que pode causar deposição de cálcio e formar cálculos renais”, alerta Carolina Padilha.

 Revista Corpo a Corpo | Ed. 260