Está difícil ter um sono bom? Entregamos cinco alimentos para ter sono e uma diquinha extra supervaliosa para dormir bem, veja!

Texto Bárbara Rossi | Adaptação Ana Araujo

Alimentos para ter sono

Comer uma bananinha na ceia pode ser o que você precisa para dormir bem

Foto: Shutterstock

1. Chá de camomila

Diminui a agitação, relaxa o corpo e ajuda a cair no sono. Vale tomar uma xícara quentinha antes de dormir.

2. Leite

É rico em triptofano, aminoácido que se transforma em serotonina, neurotransmissor que ajuda o corpo a relaxar. Entendeu agora por que sua mãe sempre dava um leitinho morno para você antes de levá-la para cama?

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3. Mel

Facilita a entrada do triptofano no cérebro, dando aquele relax. Use uma colher para adoçar o leite e potencialize os resultados.

4. Maracujá

É um clássico calmante natural, que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade e, assim, facilita o sono bom. Tome um copo durante o jantar.

5. Banana

Assim como o leite, é rica em triptofano, que diminui a atividade cerebral e melhora o sono. Vale comer a fruta na ceia.

Dica!

Antes de ir para a cama, evite consumir alimentos que são conhecidos por dar ao corpo energia e que estimulam o funcionamento do sistema nervoso central. Nesse grupo estão todos os que contêm cafeína, como café, refrigerantes de cola e energéticos, os chás mate e preto, além de açaí e chocolate. “Se for consumi-los, faça isso até seis horas antes de deitar – depois disso, eles já vão atrapalhar o sono”, aconselha a neurologista Andrea Bacelar, do Rio de Janeiro. É importante também que o cardápio do jantar seja sempre composto de alimentos leves e de fácil digestão, já que o metabolismo é mais lento no período da noite.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 324

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